segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Comissão de trás

JM Cunha Santos

“Beija flor, minha escola, minha vida, meu amor”. Muitos no Maranhão pensam assim, mas enquanto Sarney, Roseana, Fernando Sarney, Sarney Filho e outros sarneys desfilam na Comissão de Frente de todos os sucessos, principalmente financeiros, o Maranhão, na Grêmio Recreativo Escola de Samba Atrasados do Brasil, desfila na Comissão de Trás.

O Estado não registra secas prolongadas nem outras catástrofes ambientais e detém um vasto potencial turístico, mas apresenta os piores indicadores socioeconômicos do país. Na ala “Índice de Desenvolvimento Quase Humano” estão 36 municípios maranhenses entre os 100 mais pobres do país. Na ala “Taxa de Mortalidade Infantil” somos o segundo pior do Brasil com 33,2 mortes de crianças nascidas vivas por mil. Na ala “Quase que eu Chego Lá”, o PNAD descobriu o maior percentual de domicílios urbanos com renda de até meio salário mínimo.

Na ala “Expectativa de Vida de Filhos da Outra”, o maranhense morre ante do brasileiro, aos 67 anos de idade. E somos também o segundo pior Produto Interno Bruto do país. Na ala “Só Estou Roendo Osso” ganhamos o troféu de pobreza absoluta. Sem contestações. E na ala “Defuntos da Oligarquia”, vencemos no quesito Pobreza Extrema. Sem concorrência.

Na ala “Analfabetos seculares”, contando os números dos analfabetos entre 15 e 19 anos e os números do analfabetismo funcional, vencemos com mais da metade da população do Estado (6,5 milhões de habitantes) analfabeta.

Na ala “Cabeças Cortadas” perdemos: somos o 5 do Brasil e o 26 do mundo. Sem contar os mortos por causas externas entre 15 e 19 anos.

Na ala “Felizes e Nepóticos Aposentados” , com as duas aposentadoria do senador José Sarney rendendo R$ 35 mil por mês ganhamos de todo mundo. E ganhamos também no quesito “Salto Patrimonial”, já que o patrimônio de Roseana Sarney cresceu 280% entre 2006 e 2011. Que se apresente o Maranhão com a melhor Comissão de Trás do carnaval brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário