quarta-feira, 23 de julho de 2014

“Nobre deputado”

Editorial JP, 23 de julho

O juiz Marlon Reis lança, hoje, no auditório Desembargador Joaquim Ramos Filgueiras, do Fórum de São Luís, o livro “Nobre Deputado” que conta histórias dos bastidores políticos deste país. O evento será aberto ao público e terá a mediação de profissionais da imprensa, além da presença certa de militantes das causas sociais, formadores de opinião e estudantes.
Nas 118 páginas do livro o leitor vai encontrar uma pesquisa inédita feita pelo magistrado em sua tese de doutorado da Universidade de Zaragosa, na Espanha. O livro é aguardado com impaciência e esperança pela sociedade, em virtude, inclusive, da reação da Câmara Federal à sua publicação. Também por ser o Dr. Marlon Reis um dos principais articuladores da coleta de assinaturas para a Lei da Ficha Limpa que, somente até agora, nesta eleição, impediu as candidaturas de mais de 300 corruptos reconhecidos e condenados pela Justiça.
Marlon Reis é também fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, rede de abrangência nacional que reuniu 50 das mais importantes organizações sociais brasileiras e congrega 380 comitês locais espalhados por todo o país. É também autor do livro “O gigante acordado”, publicado pela editora Leya em 2013.
Feita a devida apresentação de quem, por seu histórico em defesa deste país, dispensa apresentações, vemos no lançamento desse livro uma oportunidade de debate de graves fatos da política maranhense, inclusive sobre o papel da imprensa na denuncia da corrupção, de como o legislador deve atuar para proteger jornalistas de processos e condenações nestes casos e sobre a determinação da Justiça, em sede processual, de garantir a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão.
A Lei da Ficha Limpa, que teve em Marlon Reis um dos principais articuladores, de iniciativa popular, é uma das grandes, se não a principal conquista da legislação brasileira nos últimos anos. Mas a corrupção, evidentemente, permanece em campo em períodos eleitorais, recursos de toda ordem continuam garantindo muita impunidade país afora e pessoas aparentemente condenadas pela Justiça ainda conseguem manter suas candidaturas, a despeito da lei.
Profissionais de imprensa do Maranhão acabam de encaminhar denúncia à Federação Nacional de Jornalistas a respeito da proliferação de processos do PMDB contra o livre exercício da profissão. Esse partido, comandado por Sarney no Maranhão, promove uma verdadeira caça à imprensa do Estado. Nas emissoras de rádio, a participação do ouvinte foi limitada, diretores de jornal vigiam tudo o que pode ser publicado para evitar processos e há assuntos (assuntos, não matérias) que não podem ser abordados em nenhum órgão de comunicação.
Precisamos saber porque a censura prévia vigora neste país somente no Maranhão. Está tudo pronto para este encontro entre “nobres deputados”, iluminados juristas e jornalistas processados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário