domingo, 20 de julho de 2014

REDE GLOBO TRATA AUTORIDADES MARANHENSES DE BANDIDOS E LADRÕES.

A indecência humana é a refeição diária que o poder público serve ao povo do Maranhão. Que vergonha!

JM Cunha Santos

 
Autoridades e funcionários de dois municípios do Maranhão foram tratados no programa “Fantástico” da Rede Globo de Bandidos. Chamadas assim mesmo: Ladrões. Essas autoridades cercaram e tomaram o equipamento de trabalho dos repórteres da emissora.
A Globo provavelmente não será processada e condenada, mas eu seria se só dissesse que a emissora está correta. Não vou dizer. Qualquer jornalista do Maranhão seria. Isso se não lhe acontecesse coisa pior. Afinal, ainda não faz três anos que mataram um colega nosso, Décio Sá, por fazer denúncias semelhantes.
O Maranhão afunda na vergonha. A indecência humana é a refeição diária que o poder público serve ao povo desse Estado. Havia autoridades entre as pessoas que atacaram a equipe da Globo. Havia policiais, secretários de municípios, parentes de prefeitos, parece que até um vereador entre aqueles homens. Que vergonha!
Dois pobres municípios, Anapurus e Mata Roma, afundados na miséria pela corrupção adotada como modelo político nesse Estado. Dois pobres municípios e um esquema de corrupção que - foi a Globo quem disse, não me processem, não me condenem – já amealhou R$ 30 milhões. E, conforme alguns sites – conforme os sites, não me processem – o mesmo esquema se espalha por 23 municípios do Estado. E são esses prefeitos aliados de Edinho Lobão, o candidato a governador de José Sarney. 50 anos depois.
E o povo dessas cidades, mostrou a Rede Globo, não tem sequer onde fazer suas necessidades fisiológicas. 50 anos depois do domínio de Sarney e o povo do Maranhão não tem banheiros. Não tem banheiros. O povo do Maranhão não tem banheiros para usar. Pobre povo de Anapurus. Pobre povo de Mata Roma. Esse é o mais inexpugnável retrato da miséria humana.
O Maranhão afunda na vergonha, na indecência. Mas não me processem, não me condenem, Foi a Rede Globo que mostrou.

2 comentários:

  1. JM Cunha Santos, é inquestionável o seu talento, a forma com que utiliza as palavras, evidencia os fatos, enfim. O que está em evidência, nesse momento, é a vergonha que estou sentindo do meu Estado do Maranhão. Aqui, as riquezas naturais e econômicas são indiscutíveis, porém, essas potencialidades são geridas por uma minoria grande; minoria no grupo, e grande no poder. O Maranhão é terra de ninguém. É terra do Dono do Mar, do ar, do rádio, da televisão, da energia, etc. Denunciar esquemas de corrupção é fácil. Difícil é ter que lidar com os maribondos de fogos, aqueles que ameaçam a liberdade de expressão, a livre manifestação do pensamento. São esses grandes homens que devem deixar que o povo maranhense restaurem a esperança.

    Continue sempre nesse propósito de escrever, de exercer o seu ofício, de exercitar a sua escrita, o seu legado, as suas habilidades, porque, para nós seres humanos, o campo das ideias é infinito, e, enquanto houver cérebro e capacidade para fazer valer o seu pensamento, não deixe de externá-lo ao povo que tanto te admira.

    Um dia seremos libertos dessa sarna impregnada no Maranhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou profundamente agradecido e enternecido com seu comentário que vai além de um simples comentário; é uma convocação à luta pela liberdade. Quando até as instituições públicas foram seviciadas, sempre sobra alguém para dizer a verdade que precisa ser dita. E você está dizendo. Obrigado mais uma vez.

      Excluir