sexta-feira, 1 de agosto de 2014

TIROTEIO: ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS ALERTOU SOBRE RISCOS NO FORUM DO CALHAU

JM Cunha Santos

 


O tiroteio que deixou feridos o policial Edenias Chagas Neto e o pistoleiro Erinaldo Alves de Sousa, na manhã desta quinta-feira (31), no Fórum Desembargador Sarney Costa, na Avenida Professor Carlos Cunha, no Calhau, mereceu notas de esclarecimento de instituições e entidades da Justiça maranhense. A Associação dos Magistrados afirma tem alertado a administração do Tribunal de Justiça e as autoridades da segurança pública e penitenciária sobre os riscos a que estão submetidos os magistrados e servidores cotidianamente naquele Fórum.
O acontecimento, de fato, revela o nível de insegurança a que se sujeitam juízes, promotores,  advogados e servidores no Fórum Desembargador Sarney Costa em São Luís. E já houve, inclusive, casos de fugas de presos escoltados por agentes penitenciários no mesmo Fórum.
 
A NOTA DA AMMA
 
A Associação dos Magistrados do Maranhão – AMMA, em face do episódio ocorrido nesta quinta-feira (31/07), no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, em que um policial civil e um presidiário saíram feridos à bala durante confronto nos corredores da referida unidade judicial, vem a público esclarecer o que segue:
1 – As armas que causaram esse lamentável incidente ingressaram regularmente com os agentes penitenciários no Fórum, considerando que, por se encontrarem em serviço, os mesmos não estavam inclusos na restrição da Resolução 176 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
2 – A AMMA vem alertando a administração do Tribunal de Justiça do Maranhão e as autoridades da segurança pública e penitenciária sobre os riscos a que, cotidianamente, estão expostos os magistrados maranhenses e servidores, sobretudo os que atuam na área criminal, em face da fragilidade no sistema de escolta dos presos que necessitam participar das audiências.
3 – A Associação dos Magistrados do Maranhão espera que este trágico episódio sirva de alerta para que providências efetivas sejam adotadas a fim de que a integridade física dos juízes, servidores, promotores, defensores, policiais e de todos que transitam nos fóruns do Maranhão seja resguardada.
4 – Por fim, a AMMA se solidariza com os familiares do policial Enedias Chagas Neto, esperando a sua pronta e completa recuperação, reconhecendo que a atividade policial, assim como a Magistratura, é exercida por homens e mulheres dedicados que se expõem diariamente ao risco no cumprimento do seu dever.
São Luís, 31 de julho de 2014
Gervásio Protásio Santos
           Presidente

2 comentários:

  1. Se ele está sendo escoltado,então ele é perigoso e deve-se manter algemado mesmo que seja pra assinar um documento.ISSO É SEGURANÇA.

    ResponderExcluir
  2. Também sou a favor de que as algemas jamais sejam tiradas. Já houve um outro crime semelhante, em que um detento que estava depondo matou a escrivã. Vejo qualquer presidiário como uma pessoa perigosa e todo o cuidado é pouco, para evitar a prática de novos crimes.

    ResponderExcluir