terça-feira, 30 de setembro de 2014

Debate: Lobão Filho mostra não ter qualquer conhecimento de administração pública

Se, como diz Lobão Filho tem algum conhecimento sobre administração de empresas privadas, mostrou no debate da TV Mirante que não tem qualquer conhecimento do que seja administração pública.

JM Cunha Santos

 
Foi um massacre. Flávio Dino deu um baile no debate da TV Mirante e, além de deixar claro que é o candidato mais preparado e com conhecimento dos problemas do Maranhão, conseguiu evidenciar que se o candidato do governo, Lobão Filho, tem algum conhecimento de administração de empresas privadas, nenhum conhecimento tem do que seja administração pública. Fato para o qual contribuiu também com seus argumentos o candidato Antônio Pedrosa, do PSOL.

SEGURANÇA PÚBLICA

Pedrosa tentou igualar as duas candidaturas a partir do financiamento de campanhas e por conta de alianças políticas naturais num período eleitoral, mas deparou com Lobão Filho ainda querendo implodir Pedrinhas e querendo fazer da Polícia Militar uma Polícia Montada. Em motos. Para Flávio Dino, a questão da criminalidade no Maranhão começa pela falta de policiais. “Estive em cidades em que há 2 ou 3 policiais para 30 mil habitantes”, revelou.

Para Lobão Filho, partindo de uma visão contábil, dobrar o número de policiais em 4 anos de governo é impossível. Partindo da premissa de que o orçamento do Estado chega a 14 bilhões por ano, Flávio afirmou que é possível redirecionar recursos, articular todas as forças de segurança, a polícia repressiva e a polícia preventiva. “Ele fala de contabilidade, eu falo de vidas, de redirecionar, por exemplo, os recursos que no Maranhão são consumidos pela corrupção desenfreada”.

SAÚDE

Flávio Dino informou ao eleitor que o Maranhão forma 300 médicos por ano, mas só há 110 vagas para residências, um dado real e, no entanto admirável, diante da falta de profissionais de medicina desde a atenção básica até a alta complexidade. Lobão Filho defendeu os 50 hospitais construídos pelo governo.

MUDANÇA

Lobão Filho quis descaracterizar as prefeituras cujos prefeitos estão na oposição, afirmando que nenhuma mudança aconteceu. Para Flávio Dino, quem está em julgamento é o governo do Estado, pois com 2 anos de mandato, os prefeitos não podem mudar uma realidade de 50 anos. Segundo ele, o governo é que prometeu Refinaria, prometeu 200 mil empregos, prometeu que o cidadão ia poder dormir com as portas abertas e hoje vive envolvido em escândalos de tal forma que o Maranhão não sai mais das páginas policiais. E frisou que somente os prefeitos amigos do poder recebem recursos do governo do Estado

CORRUPÇÃO

Lobão Filho se irritou com a direção da TV Mirante quando pediu direito de resposta para contestar uma referência de Flávio Dino ao aumento de 25 % na tarifa de energia elétrica sob os auspícios do ministro das Minas e Energias, seu pai, Edison Lobão. Ousou acusar Flávio Dino, ainda com relação ao factóide da Embratur e foi massacrado. Dino lembrou que o candidato do governo responde a processo por formação de quadrilha no STF e, na insistência de Lobão Filho, massacrou de vez: “Eu não julguei o candidato, como Juiz Federal eu apenas o interroguei”.

OUTROS ASSUNTOS

Outros assuntos, como política industrial, saneamento básico, reestruturação da Caema, falta d’água no Maranhão e, especialmente em São Luís, este levantado por Antônio Pedrosa, deixaram o candidato Lobão Filho ainda mais confuso. Em um destes itens, Lobão Filho acabou afirmando que jamais avalizou o governo Roseana Sarney. “Quem quiser debater o passado, chame quem governou o Maranhão”, disse esquecendo que seu pai foi um dos governantes.

Antônio Pedrosa mostrou ter conhecimentos de administração pública, mas acabou engessado por uma proposta socialista que se esgota em si mesma num debate eleitoral que ocorre no mais capitalista dos mundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário