quarta-feira, 17 de setembro de 2014

NIMGUÉM AGUENTA MAIS; SEBASTIÃO UCHOA DEIXA A SECRETARIA DE JUSTIÇA

Durante três dias não foram realizadas revistas nem vistorias no presídio São Luís I, de onde fugiram vários  presos e houve uma nova tentativa de fuga esta manhã no Casa de Detenção da Penitenciária de Pedrinhas.

 




 O secretário de  Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, Sebastião Uchoa, entregou o cargo no fim da manhã desta quarta-feira (17). Em seu lugar, assume, interinamente, o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso. Uchoa deixa a pasta em meio à crise no sistema penitenciário maranhense. O pedido de demissão ocorreu horas após uma nova fuga no Presídio São Luís I, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.
A fuga ocorreu durante a madrugada, quando um grupo de detentos conseguiu sair do presídio por meio de um túnel. Apesar da recontagem ter ocorrido no período da manhã, o número de fugitivos ainda não foi divulgado pela Sejap. O desligamento de Sebastião Uchoa do cargo foi comunicado oficialmente por meio de nota emitida pela Secretaria de Comunicação do governo do Estado. Ele respondeu pela pasta por um ano e seis meses.
Antes de deixar o cargo, Sebastião Uchoa conversou com o G1, quando afirmou que foi realizada uma vistoria geral no sábado (13) e nada foi encontrado. Ainda de acordo com ele, depois disso os responsáveis pela unidade prisional teriam passado três dias sem revistar as celas, dando tempo para que os presos cavassem o túnel. "Não foi realizada vistoria ou revista no domingo, nem segunda, nem terça, deixando acontecer que eles cavassem esse túnel. Como é que ninguém faz revista e vistoria em três dias?", disse.
A Corregedoria e o Serviço de Inteligência da Sejap foram encaminhados para o Complexo de Pedrinhas.
Já no fim da manhã desta terça-feira (17), uma nova tentativa de fuga de presos em Pedrinhas, desta vez, na Casa de Detenção (Cadet). As imagens foram mostradas pelo repórter Alex Barbosa e o cinegrafista Miguel Nery, da TV Mirante, ao vivo, pela Globo News. Presos pularam o muro da unidade e foram cercados por policiais.
 
(Leia mais no Portal G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário