terça-feira, 16 de setembro de 2014

NOTÍCIÁRIO NACIONAL SOBRE O MARANHÃO VEM DA CADEIA

JM Cunha Santos

 
Das conversas secretas de um doleiro encarcerado, de um executivo da Petrobrás preso e em regime de delação premiada, de uma contadora que ainda pode ir parar na prisão, de um advogado que acaba de ser solto e de um diretor da Penitenciária de Pedrinhas que acaba de ser preso. E, também, de homens acusados de armar uma emboscada contra jornalistas no município do Maranhão e que foram parar na cadeia.
É através dessas pessoas que se produz, hoje, a maior parte do noticiário nacional sobre o Maranhão. Sem contar, naturalmente, o que escreve a mídia nacional sobre decisões que podem ser tomadas a qualquer momento pelos tribunais superiores do país (STJ e STF) com relação  ao governo, altos funcionários do governo, o candidato Edinho Lobão e até um ministro maranhense, Edison Lobão.
Estamos na “Veja”, na “Isto É”, na “Época” no “Folha de São Paulo”, em “O Globo”, no “Estado de São Paulo”, na “TV Globo”, na “TV Bandeirantes”, na “TV Record”, enfim, o Maranhão viaja pelo noticiário policial do mundo todo, com uma celeridade e constância de fazer inveja aos mais poderosos mafiosos do mundo. Uma vergonha sem precedentes na história da República brasileira, um momento de verdadeiro desvario institucional. E aqui quem fala sobre corrupção é imediatamente processado, como se o crime coubesse a quem o denuncia e não a quem o comete.
Não devia ser assim, mas a Refinaria Premium virou chão de terra batida, os banheiros de ouro se espalharam, as malas pretas invadiram a cidade e uma sucessão de escândalos deixou o Estado na pauta de todos os processos, nas revelações de todos os depoimentos, nas apurações de todos os inquéritos do país.
A vítima principal de toda essa decadência é o povo. Os responsáveis por ela, só o que querem é o voto da população. E que agüente o nosso Estado.
Aguenta, Maranhão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário