terça-feira, 30 de setembro de 2014

OITO PESQUISAS DEVEM SER DIVULGADAS AINDA ESTA SEMANA

Maranhão da Gente

A apenas uma semana da eleição, oito pesquisas de intenção de votos no Maranhão estão prestes a serem divulgadas, conforme consta registro no site do Tribunal Superior Eleitoral.
A primeira pesquisa que já poderá ser divulgada foi feita pelo Instituto Exata, registrada sob o número MA-0058/2014, que vai aferir dados sobre as eleições para governador, senador e deputados federal e estadual. A Data M tem registrada a pesquisa MA-0059/2014, que averiguou a intenção de votos apenas para Governador e Senador, e tem divulgação permitida a partir do dia 01 de outubro.
Com previsão de divulgação para o dia 02 de outubro, o Instituto Opinar registrou pesquisa sob número MA- 0060/2014, entrevistando 450 pessoas em pesquisa domiciliar na área de Timon. Também para o dia 2 de outubro, é esperada a pesquisa do Instituto Amostragem, do Piauí, registrada sob protocolo de número MA-0061/2014, com o universo de 400 entrevistados também na área de Timon. O Sistema Mirante também contratou mais uma pesquisa IBOPE, esperada também para o dia 02 de outubro, e registrada sob protocolo número MA-0062/2014. Nesta pesquisa, serão aferidas as intenções de votos para Senador e Governador. O protocolo informa que ainda não foram divulgados quais municípios serão aplicados os questionários, apenas diz que será feito no estado do Maranhão.
Sob o número de registro MA-0063/2014, O Instituto Opinar tem mais uma pesquisa para ser divulgada no dia 02 de outubro, com o universo de 1.300 entrevistados. Dia 03 de outubro, o Instituto Exata também divulga mais uma aferição de votos pelo Maranhão, com o universo de 1.500 entrevistados perguntados sobre seus votos a governador e senador, registrada sob protocolo MA-0064/2014. Também para o dia 03 de outubro, espera-se também mais uma pesquisa Econométrica, que realizou pesquisa também ainda sem divulgação de área dentro do estado do Maranhão, em um universo de 1.200 pessoas.
Todas as pesquisas divulgadas até o momento, o líder é o candidato Flávio Dino (PCdoB), da coligação Todos Pelo Maranhão. Na última pesquisa divulgada, do Instituto DataM, Flávio Dino chegou a aparecer com 59.9% de intenção de votos, contra 19.9% para Edinho Lobão, que teve a campanha enfraquecida após as denúncias da Petrobras feitas pelo doleiro Youssef que incluem Roseana Sarney, sua madrinha de campanha, e Edison Lobão, ministro de minas e Energia e seu pai. O uso de um vídeo falso para incriminar Flávio Dino também não agradou a população, além das propostas de campanha mal aceitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário