terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ordem de despejo ameaça comunidade do Engenho em Ribamar


Deputado Bira do Pindaré

Uma ordem judicial de despejo ameaça a Comunidade do Engenho, em São José de Ribamar. É uma situação extremamente grave da ilha de São Luís. A Polícia Militar já fez os preparativos e marcou o despejo da Comunidade exatamente para a próxima quinta-feira (27).
O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) trouxe a pauta para a Assembleia Legislativa do Maranhão e chamou atenção para esta ser a primeira vez que acontecerá um despejo no Engenho por ordem judicial com acompanhamento da Polícia Militar. 
O parlamentar lembrou que todas as outras vezes que isso aconteceu foi sem respaldo judicial e com o aparato da PM, caracterizando claramente o abuso de poder. Bira apelou para que o ex-deputado Alberto Franco (que alega ser o proprietário da área) encaminhe uma solução para o impasse.
Há mais de 40 anos, aproximadamente 60 famílias vivem na comunidade e utilizam a terra para o plantio de hortaliças (cheiro verde, vinagreira, mandioca, tomate). Para Bira, as plantações poderiam ser perfeitamente aproveitadas sem simplesmente serem arrancadas e destruídas como está programado de acontecer.
O socialista também apelou para que o Poder Judiciário, que passou tanto tempo sem se manifestar sobre o assunto, nunca ter iniciado uma investigação das denúncias formuladas pela comunidade, de grilagem naquelas terras. O Poder Judiciário se manifestou sobre o pedido do ex-deputado Alberto Franco e lhe concedeu uma decisão de execução. 
“E é exatamente por essas e outras razões que os bolsões de miséria crescem no estado do Maranhão e as áreas de conflitos, a violência, a criminalidade se espalham, de maneira geométrica, em todo o estado Maranhão. Coloco-me à disposição para dialogar e construir soluções, como Presidente da Comissão de Direitos Humanos, eu quero estar pessoalmente, no engenho, para olhar o que está acontecendo, registrar, filmar e denunciar até o fim da vida o que acontece de errado naquela área”, garantiu Bira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário