Banner

Banner

terça-feira, 17 de março de 2015

Flávio Dino ministra palestra sobre reforma política na UFMA



Atendendo a um convite especial do Centro Acadêmico e da Direção do curso de Direto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o governador do Maranhão, Flávio Dino, ministrou, na noite desta segunda-feira (16), palestra na abertura da Semana do Calouro para os alunos de Direito. Graduado e professor licenciado da instituição, e tendo como fundamentação sua formação política e experiência como magistrado, Flávio Dino falou sobre o tema ‘A judicialização da política e a Reforma Democrática: o papel dos operadores do Direito’.
“A Universidade Federal do Maranhão é uma instituição fundamental para o nosso estado, contribui com a formação de profissionais, idéias, propostas e construção de projetos, por isso estou aqui, em primeiro lugar em agradecimento à comunidade desta universidade e também, claro, num reencontro afetivo com a universidade que me formou nos anos 80 e da qual eu tenho orgulho de ser professor”, destacou Flávio, ao dar as boas vindas aos universitários e ressaltar a emoção de voltar à instituição onde é professor de Direito há mais de 20 anos.
Durante a palestra, passeando em conceitos jurídicos e teorias políticas, Flávio tocou em temas atuais, como a reforma democrática. Relatando aos alunos a importância de uma urgente e necessária reformulação na estrutura política vigente. “Dialogamos sobre o Estado Democrático de Direitos e suas dificuldades contemporâneas e a necessidade de fazermos as mudanças adequadas, inclusive a reforma política”, relatou.
Uma das responsáveis pelo convite ao governador, a representante discente do colegiado de Direito e já veterana no curso, Glenda Moreira, explicou que a idéia em chamar o governador para ministrar foi consensual, entre alunos e professores. “O tema não poderia ser melhor no momento que a gente vem vivendo dentro do nosso país e o governador recém empossado foi convidado, porque já foi juiz e conhece bem de política”, relatou Glenda.
Sobre a escolha do tema, Glenda destacou a importância diante da vontade popular. “Precisamos trazer para o alunado uma noção que a reforma política tem que ocorrer. Precisamos de alterações para maior representatividade da mulher no poder e para o financiamento público de campanha, que é o grande clamor público para evitar a corrupção”, observou.

Ainda estiveram presentes na aula inaugural o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho, representando o reitor da UFMA, Natalino Salgado; a coordenadora do Curso de Direito, Lucyléa Gonçalves França; a chefe do Departamento de Direito, Valéria Maria Pinheiro Montenegro; e o secretário estadual de Gestão e Previdência e também professor licenciado do curso de Direito da instituição, Felipe Camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário