sexta-feira, 20 de março de 2015

Prefeitura lança Programa Todos por São Luís nesta sexta-feira (20)




Um dia inteiro de ação social voltada para as mulheres e crianças. Com essa ação, a Prefeitura de São Luís lança nesta sexta-feira,20, das 9 às 18 horas, na Praia Grande, centro histórico da cidade, o programa 'Todos por São Luís", com objetivo de aprimorar os canais de diálogo e interlocução com a população.
Ao menos dez secretarias da estrutura administrativa do Município, além das duas Fundações, da Cultura e do Patrimônio Histórico, vão oferecer serviços diretos à comunidade residente no centro e entorno. O governo do Estado, a Federação da Indústria do Estado do Maranhão (Fiema) e o Exército Brasileiro são parceiros deste primeiro movimento do programa na cidade. O tema Mulher dá continuidade às homenagens organizadas ao longo do mês pela Prefeitura.
O ponto central da ação social será a Casa do Maranhão, endereço cultural da Praia Grande, mas a ação será desenvolvida na área interna e externa do prédio. A programação vai ser desenvolvida em pontos diferentes do bairro histórico com apoio de 12 tendas instaladas na praça dos Catraieiros, por exemplo, estacionamento do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, e em outros locais. Nas tendas, serão oferecidos principalmente atendimentos nas áreas de saúde, além de atividades lúdicas, educativas, oficinas e cursos para mulheres e crianças.
A primeira-dama do Município, Camila Braga, acompanha desde o início a formatação desta primeira ação do programa "Todos por São Luís". As secretarias irão disponibilizar profissionais do quadro de pessoal para o atendimento. A intenção é atender o maior número de pessoas com serviços de diversas naturezas, inclusive de esclarecimentos sobre IPTU.
"Além dos serviços oferecidos pela Prefeitura na parte médica, de esclarecimentos sobre IPTU, programa Minha Casa, Minha Vida, estaremos oferecendo sessões de embelezamento especialmente voltado para as mulheres", destacou Camila Braga. Segundo a primeira-dama, o expertise da Fiema vai contribuir neste primeiro momento do programa "Todos por São Luís". A federação disponibilizou dois caminhões – um de atendimento à saúde e o caminhão-palco -, que darão suporte às atividades e serviços.
Segundo Arivaldo Martins Sousa, um dos coordenadores do programa, a meta é envover as pessoas, de maneira que elas se sintam também responsável pelo êxito do programa a partir da ampliação do leque de serviços. "Todos os órgãos da Prefeitura estarão efetivamente participando do programa. A comunidade está dividindo conosco o êxito do programa a partir do momento em que está sendo ouvida e tem apresentadas sugestões que estão sendo acatadas pela equipe", disse Arivaldo Martins Sousa.
A programação é extensa e pretende atender o maior número de pessoas nas mais diversas demandas de serviços, principalmente na área da Saúde. Logo no início da manhã, a programação será aberta com uma performance do ator maranhense Josimael Caldas inspirado no tema do mês. Em seguida, haverá aulão de pilates em uma grande tenda.
Entre os cursos oferecidos estão previstos os de "Qualidade no Atendimento, Planejamento e Realização de Eventos Comunicação e Oratória", "Customização de trajes", "Turismo sustentável", entre outros oferecidos pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). As inscrições para os cursos poderão ser feitas antes do início das atividades.

Já as crianças vão poder participar de passeios guiados aos museus instalados na região da Praia Grande: Casa de Nhozinho, Museu de Artes Visuais, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário