segunda-feira, 9 de março de 2015

UFMA abre curso de graduação sobre cultura afro-brasileira

inscrições estarão abertas até o próximo dia 16 de março. 
Provas do seletivo vão ser aplicadas no dia 19 de abril.


O Maranhão será o primeiro estado brasileiro a ter um curso de graduação de estudos africanos e afros brasileiros, aprovado pelo Ministério da Educação. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) será a primeira do país a ofertar um curso de graduação com o objetivo de formar professores para lecionar sobre história e cultura africana nos ensinos Fundamental e Médio.

A iniciativa surgiu da necessidade de fazer cumprir a lei federal 10.639/ 2013 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana, mas que não é cumprida pela falta de professores capacitados.

A notícia da aprovação e autorização para o início do curso foi bastante festejada pelos professores que trabalharam no projeto pedagógico e acompanharam de perto o andamento do processo no MEC. “A gente espera que essa atitude pioneira da universidade Federal do Maranhão inspire outras universidades pelo país”, afirmou a professora Kátia Régia, uma das idealizadoras.

A grade do curso foi montada de acordo com a necessidade de pesquisa acadêmica. Valoriza a cultura afro-brasileira e os ensinos antropológicos e sociológicos africanos. As inscrições estarão abertas até o próximo dia 16. As provas do seletivo vão ser aplicadas no dia 19 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário