quarta-feira, 18 de março de 2015

Viva Cidadão contabiliza mais de 4 mil atendimentos no Mutirão ‘Mais IDH’


Mais de quatro mil atendimentos foram contabilizados pelas unidades móveis e alternativas do Viva Cidadão durante a primeira semana do Mutirão ‘Mais IDH’.  As unidades seguem instaladas em nove dos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) até o dia 21 de março, quando finaliza a primeira etapa do mutirão. A população tem avaliado positivamente os serviços que estão sendo oferecidos desde o dia 09 de março.
O Viva Cidadão, vinculado à secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), está participando do Mutirão ‘Mais IDH’ com a emissão de carteira de trabalho, RG, CPF, antecedentes criminais e alistamento militar, além da entrada no pedido para emissão de Certidão de Nascimento. No total, nove unidades móveis e quatro unidades alternativas realizam o trabalho nos municípios.
A diretora do Viva Cidadão, Mari-Silva Maia, explicou a importância da ação. “Muitos atendimentos já foram realizados nesta primeira semana, este trabalho está sendo ímpar, por estar atendendo aos municípios de menor IDHM do estado, dando às comunidades a possibilidade de ter acesso a documentos básicos e, por meio desse serviço, levando cidadania à população”, afirmou.
Durante a primeira etapa do Mutirão, nove municípios estão sendo beneficiados com as atividades: Jenipapo dosVieiras, Arame, São Raimundo do Doca Bezerra, Lagoa Grande do Maranhão, São Roberto, Santa Filomena, Fernando Falcão, Marajá do Sena e Itaipava do Grajaú. Entre os serviços mais procurados nas localidades estão as emissões de carteira de identidade e de carteira de trabalho.
A população está aprovando os resultados do Mutirão. “A unidade móvel aqui em Santa Filomena foi muito útil. Economizamos tempo, distância e até mesmo dinheiro, pois não pagamos nada. A unidade veio ao encontro da nossa comunidade, famílias e cidadãos. Nós Filomenenses agradecemos o atendimento feito com rapidez e qualidade”, destacou Gedon Pereira Costa, que recebeu atendimento na unidade móvel de Santa Filomena e levou também a família para tirar o primeiro RG e CPF.

Mutirão‘Mais IDH’
Inserido dentro do Plano ‘Mais IDH’, o mutirão será realizado em três etapas de itinerâncias simultâneas em várias regiões do Estado, onde serão oferecidos serviços e atividades educativas por meio da articulação de várias secretarias estaduais e outros parceiros. O objetivo das atividades é elevar o Índice de Desenvolvimento Humano, proporcionando vida digna aos maranhenses. No Mutirão também são oferecidas ações nas áreas de saúde, educação, agricultura familiar e trabalho e economia solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário