quinta-feira, 9 de abril de 2015

Comunicação realiza I Workshop para assessores e lança Manual de Redação

Agência Assembleia


A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira (9), no auditório Neiva Moreira, o I Workshop para Profissionais da Imprensa do Legislativo, que teve como finalidade apresentar, principalmente aos novos assessores parlamentares, a dinâmica de todo o funcionamento do Complexo de Comunicação, que inclui TV, Rádio e Web Mídias.

A abertura do workshop, que contou com participação de assessores de imprensa e jornalistas que fazem a cobertura diária das ações da Casa, foi feita pelo diretor de comunicação Carlos Alberto, que ressaltou a importância das atividades desses profissionais, no sentido de divulgar o trabalho desenvolvido pelos parlamentares, de maneira isenta e com neutralidade. O trabalho se estende às sessões plenárias, reuniões de comissões, audiências públicas e as visitas pelo interior do Estado.

“Eu quero que a Diretoria de Comunicação seja livre na construção de imagem dos nossos clientes, dos nossos deputados e também, referência de ações positivas. Nós sempre teremos uma conduta austera, transparente, íntegra e responsável. Este workshop tem o objetivo de socializar com os assessores para que possam melhorar cada vez mais o seu trabalho. A nossa cobrança aqui é para que todos os deputados sejam tratados de forma igualitária”, afirmou Carlos Alberto, mostrando, em seguida, a estrutura da Comunicação da Casa.  

Ele enfatizou, ainda, que está sendo disponibilizada a todos os assessores a ferramenta de busca de conteúdo para potencializar o mandato dos parlamentares.

EXPLANAÇÕES

A coordenadora do Núcleo do Portal e Redes Sociais, Jackeline Helluy, falou da dinâmica das redes sociais (facebook, twitter, instagram, youtube e flickr), que trazem informações diárias das atividades dos deputados. “Nós temos todo o cuidado na revisão das matérias para que sejam publicadas de uma forma correta e rápida”, disse, pedindo aos assessores parlamentares para enviarem as matérias cedo para a redação para que possam ser disponibilizadas o mais rápido possível.

“A nossa função, na redação, é trabalhar para os deputados. Fazemos o possível para atender de forma igualitária e mais rápida possível todas as demandas que nos forem repassadas”, acentuou subdiretora de Rádio e Tv, Ameliane Cunha.  

Em seguida, Natália Macedo, coordenadora da TV, falou sobre o tema ‘Rádio e TV Alema – a serviço do Maranhão. Ela pediu a colaboração dos assessores no envio de sugestões de pautas e afirmou que a prioridade é fazer a cobertura das ações da Assembleia Legislativa, mas também são feitas coberturas fora da Casa. “Nós precisamos do apoio de todos vocês. A nossa programação é feita por uma equipe competente e comprometida em cobrir as ações que mudam a vida das pessoas”.

Já a subdiretora técnica de Comunicação da Assembleia, Jane Mary Farias, falou sobre o tema ‘Gravações das Sessões e Vídeos via Rede’.  Ela apresentou uma espécie de biblioteca digital, onde os jornalistas de todos os gabinetes terão acesso aos vídeos da televisão.

MANUAL DE REDAÇÃO


No encerramento do evento foi distribuído o Manual de Redação e Estilo voltado para os jornalistas que cobrem a Casa e os assessores de imprensa dos deputados. O conteúdo foi adaptado seguindo as normas adotadas pelo Manual de Redação e Estilo da Folha de São Paulo.  Também foi oferecido um seguindo de um coquetel aos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário