domingo, 19 de abril de 2015

Governo beneficia mais de 600 estudantes indígenas com reforma e ampliação de escolas




O governo Flávio Dino entregou neste domingo (19), em homenagem ao Dia Nacional do Índio, duas escolas indígenas reformadas e ampliadas, localizadas na Unidade Regional de Educação de Barra do Corda. Os prédios escolares foram entregues às comunidades indígenas das aldeias Rio Corda (Escola Indígena Manoel Assis Cruz – Tuxauhu) e Patizal (E.I Juliana Rodrigues Guajajara), beneficiando mais de 600 estudantes indígenas.
Representando o governador Flávio Dino e a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, participaram das entregas das escolas o adjunto de coordenação das Unidades Regionais de Educação, Fábio Rondom, e de Gestão Institucional, Wiliandickson, além da supervisora de educação indígena, Gildete Duta. Também participaram os prefeitos dos municípios de Barra do Corda, Eric Costa, e de Jenipapo dos Vieiras, Gian Carlos Oliveira, secretários municipais de educação, além de lideranças indígenas da região.
Fábio Rondon destacou o compromisso do governo Flávio Dino e da secretária Áurea Prazeres com a educação indígena. “Mais que construir prédios, o compromisso desse governo é construir escolas de qualidade, escolas dignas que ofertem ensino de qualidade e realmente promovam o desenvolvimento social dos estudantes maranhenses”, ressaltou.
“Esse é um governo de participação popular, de respeito às diversidades. Os índios são recebidos nos prédios e órgãos do Estado e o governo também vem para a aldeia, porque entende que tem o dever de estar onde os cidadãos maranhenses estão”, assinalou o Wiliandickson.
Sheicke Guajajara, liderança indígena da aldeia Rio Corda, elogiou o empenho do governo Flávio Dino para a entrega da reforma e ampliação da escola e a presença dos representantes do Estado na comunidade indígena. “Hoje é um dia importante para nós indígenas pela presença do governo em nossa comunidade entregando uma obra que vai melhorar a educação indígena”, destacou.

“O governo do Estado, e a secretaria de Educação, vem empreendendo todos os esforços para garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes e do respeito às diversidades educacionais, colocando a educação indígena como agenda importante para o desenvolvimento da política educacional do Maranhão”, enfatizou a secretária Áurea Prazeres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário