terça-feira, 21 de abril de 2015

“Todos por São Luís”

Editorial JP, 21 de abril

Não deve essa expressão ser considerada apenas como metáfora política, slogan de campanha ou plataforma de governo. Devemos todos, sim, aproveitar esse primeiro bom momento administrativo que vivem o estado e a capital maranhenses, para arregaçar as mangas e fazer por São Luís o que ela merece. Trata-se, afinal, de um chamamento, uma convocação em defesa da cidade durante tanto tempo esquecida e maltratada pelos que detinham o poder no Maranhão.
O governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior deram o exemplo ao tornar realidade essa primeira parceria institucional entre governo e prefeitura em prol de São Luís. Mais de R$ 20 milhões serão injetados na recuperação da malha viária da cidade, o bairro Jardim São Cristovão foi pavimentado, intervenções pontuais melhoram o escoamento do trânsito e obras de infraestrutura estão chegando para aliviar a complicada situação da área Itaqui-Bacanga.
A situação da malha viária dos bairros da capital, herdada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, de tão complicada, esconde os efeitos positivos de suas realizações em outros setores. Os avanços na saúde e na educação, as ações sociais levadas aos diversos bairros da cidade, em geral com a presença física do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, não alcançavam a repercussão esperada porque, tendo vivido quase meio século à espera de uma ação conjunta entre Governo e Prefeitura no sentido da pavimentação dos bairros e conjuntos residenciais, a população se sentia desalentada. O desalento se finda com a assinatura do convênio para recuperação de quase 300 ruas e avenidas da capital na semana que passou e com o início das obras em São Luís. E, anote-se, que foi preciso derrotar o grupo Sarney no Maranhão para que se concretizasse essa realidade.
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior estará, nesta terça-feira, na Vila Nova República onde, desde domingo, estão sendo executadas obras de infraestrutura, cumprindo o programa “Todos por São Luís” que tem a característica singular de prestar serviços elencados pelas comunidades.
O boom administrativo de São Luís, tantos anos depois, finalmente está prestes a acontecer, para desespero daqueles que preferiram não ajudar a cidade. Entendendo-se que a Vila Nova República é um dos 17 bairros comtemplados pelo convênio firmado com o governo na última quinta-feira. Todas as esperanças de São Luís são recolocadas nas planilhas, sem os atropelos de um governo estadual que, no passado, preferiu engabelar a população maranhense, recorrendo a artifícios tão violentos quanto o monumental engodo da refinaria de Bacabeira.

Certo é que, passada essa fase em que vencemos a má vontade dos poderosos decaídos do Maranhão, podemos sim criar uma paráfrase poderosa e dizer: Não pergunte o que São Luís pode fazer por você; pergunte o que você pode fazer por São Luís. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário