terça-feira, 7 de abril de 2015

Zona Rural sediará segunda edição do “Todos por São Luís”

A Vila Nova República, bairro localizado na zona rural de São Luís, sediará no dia 21 de abril a segunda edição do Todos por São Luís, programa da Prefeitura de São Luís que aproxima toda a rede de serviços públicos municipais à população. A programação atenderá aos moradores dos bairros Poeirão, Maracanã, Guará, Residencial 2000, Tinaí, Vila Magnólia, Maracujá e Cinturão Verde.
O Todos por São Luís estreou na Casa do Maranhão, no Centro Histórico da cidade em março, e prossegue até o final do ano. O programa é coordenado pela primeira-dama do Município, Camila Braga. A data de realização desta segunda edição do Todos por São Luís coincide com o aniversário de fundação do bairro Nova República.
"Tivemos uma ampla participação popular na primeira edição e estamos planejando um novo momento com ainda mais parceiros e serviços, desta vez na zona rural. A ampliação da proximidade do poder público municipal com as comunidades gera maior conhecimento das demandas pontuais e, consequentemente, possibilidade de atendê-las com maior inteireza. Para isso, temos desenvolvido um trabalho intersetorial e buscado envolvimento da maioria das secretarias", disse Camila Braga.
A programação acontece durante todo o dia. O grupo gestor e representantes dos órgãos da Prefeitura envolvidos direta e indiretamente elaboram com participação direta de lideranças comunitárias a grade de oficinas e cursos oferecidos, além das demandas destacáveis de serviços da administração municipal.
"Estamos construindo a programação do Todos por São Luís com colaboração direta das lideranças comunitárias, nosso interlocutores prioritários", afirma Graça Moura, membro do grupo gestor. O programa é vinculado diretamente à Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). A ideia central é que o programa se constitua em um canal de diálogo direto entre Prefeitura e comunidades, seja através das lideranças, seja acolhendo opiniões e sugestões no sentido de melhorar os serviços.
Na primeira reunião preparatória da segunda edição do Todos por São Luís, o grupo gestor promoveu a interlocução entre os órgãos da estrutura administrativa municipal para construção do calendário de execução da programação. Na próxima terça-feira (7), lideranças comunitárias, grupo gestor e representantes de órgão se reúnem para debater sobre a grade de cursos, oficinas e os serviços demandados.
O programa pretende atender demandas da população do bairro Nova República e do entorno deste. De acordo com o planejamento do grupo gestor, a definição de cursos, bem como locais de realização acontece até o dia 14, última reunião entre Prefeitura e líderes comunitários. São os líderes que farão a mobilização das comunidades para os cursos, assim como ficarão responsáveis pelas inscrições das oficinas e cursos.

A Prefeitura está ampliando o número de parceiros nesta segunda edição do programa. Da primeira, fizeram parte o Governo do Estado, Fiema e Sesi. Ao menos dez secretarias estão envolvidas diretamente com o programa, tais como as de Saúde (Semus), de Segurança Alimentar (Semsa), de Educação (Semed), de Turismo (Setur), de Fazenda (Semfaz), de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), de Meio Ambiente (Semmam) e de Trânsito e Transportes (SMTT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário