quarta-feira, 6 de maio de 2015

Por onde Andrea Murad voou, voou também o helicóptero da Secretaria da Saúde

Aeronave voou em alguns dias e horários que coincidem com reuniões e comícios realizados pela então candidata a deputada estadual, Andrea Murad

O Imparcial
 
                                                                
De julho a outubro de 2014, o helicóptero contratado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) fez 57 voos. Deste total, 27 tiveram como destino o município de Coroatá. O número excessivo de voos para a cidade levantou suspeitas de deputados governistas sobre a destinação do helicóptero da SES em plena campanha eleitoral.
Chama atenção porque, Coroatá é base política e familiar do ex-secretário de saúde Ricardo Murad. Sua esposa, Teresa, é a prefeita do município. E foi lá que a deputada estadual, Andrea Murad, filha do casal, obteve sua votação mais expressiva - 17% do total de votos do município foram para ela.
O uso do táxi aéreo contratado pela secretaria – por R$ 411 mil mensais - vem sendo questionado por deputados governistas. Eles apontam o que chamam de "coincidências" entre a agenda de campanha de Andrea Murad e os voos do helicóptero (veja quadro abaixo). Em alguns casos, os compromissos eleitorais da deputada coincidem com viagens técnicas do helicóptero da secretaria.
Segundo sua prestação de contas, a campanha da deputada contratou a mesma empresa que prestava serviços para a SES. Ela nega, porém, que tenha utilizado algum helicóptero disponível para a secretaria durante a campanha e se diz perseguida por fazer oposição ao governo Flávio Dino.
A Secretaria de Transparência apura a suspeita de uso indevido do helicóptero da Saúde. Segundo o secretário Rodrigo Lago, "os helicópteros lotados para a pasta deveriam ser utilizados para o serviço de transporte de enfermos, transporte de equipes médicas e a fiscalização de obras da Saúde, como a construção dos 72 hospitais prometidos pela ex-governadora". "Não havia justificativa para os voos que eram realizados", afirmou Lago.
Segundo ele, havia ainda uma cláusula no contrato que determinava a exclusividade de duas aeronaves para a Saúde. Nas planilhas de voos entre julho e outubro de 2014 para a SES, há o registro de quatro helicópteros, com os prefixos PP-MZR, PP-PIT, PT-YJS e PT-HZP. "Não se sabe quais eram os dois de uso exclusivo da Saúde", diz.

OS VOOS E A CAMPANHA

- São João dos Patos
Entre as "coincidências", episódio mais comentado pelos deputados foi voo para São João dos Patos, no dia 17 de setembro de 2014. De tarde, o helicóptero de prefixo PT-HZP saiu de São Luís para Coroatá, onde pousou às 17h50.
Cerca de uma hora depois, seguiu para São João dos Patos. De acordo com a agenda de campanha divulgada por Andrea Murad em redes sociais, naquele dia ela teve às 17h uma reunião com lideranças em Nova Iorque e, às 20h, comício em São João dos Patos. A deputada nega que esteve no voo.

- Presidente Dutra
No dia seguinte, a mesma aeronave saiu de São João dos Patos às 10h55 e acabou pousando em Presidente Dutra uma hora depois, onde teria ocorrido o pouso de emergência noticiado à época, e só seguiu para São Luís às 15h10, numa viagem que durou 1h38 minutos.
De acordo com informações da planilha de voo, enquanto o helicóptero de prefixo PT-HZP permanecia em Presidente Dutra, o de prefixo PP-PIT saiu de São Luís para a mesma cidade. De lá seguiu para Coroatá e só então voltou para São Luís.

- Vargem Grande
No registro da Secretaria de Estado da Saúde (SES), consta ainda um voo da aeronave PP-PIT no dia 21 saindo de São Luís para Vargem Grande às 12h15 e depois para Coroatá, às 14h35. A volta para São Luís aconteceu às 15h45. Neste dia, Andrea Murad teve um café da manhã às 9h com lideranças em Vargem Grande e, pela noite, um comício, com participação de Lobão Filho e Gastão Vieira, então candidatos a governador e senador, respectivamente.

- Coroatá

A outra “coincidência” apontada aconteceu no dia 3 de outubro, quando Andrea Murad teve o último compromisso de campanha antes da votação: um comício na cidade de Coroatá. Naquela noite, o helicóptero PP-PIT saiu de São Luís e chegou a Coroatá às 20h22. A volta para a capital foi no dia seguinte, às 11h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário