Banner

Banner

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Governo e Prefeitura comemoram o início da maior festa popular do Maranhão



Foi dada a largada da temporada junina do Maranhão. A abertura oficial do São João do Maranhão aconteceu na noite desta sexta-feira (12), na Praça Maria Aragão, que será palco de diversas atrações até o dia 30 de junho. Durante a abertura, o governador Flávio Dino e o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, celebraram a inédita parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de São Luís que resultou no projeto intitulado ‘São João de Todos’, que distribuirá alegria em 20 arraiais da capital maranhense.
“É um momento de alegria da nossa população, já que as festas juninas são, sem dúvida, o momento em que todas as manifestações artísticas, em todo o Maranhão, podem participar. Uma festa democrática e que o povo vem, vibra e participa. Além de ser um momento de geração de oportunidade de trabalho, para os artistas e para quem trabalha com o comércio, é um momento em que a cadeia produtiva se movimenta”, relatou o governador Flávio Dino, lembrando que a parceria ainda ocorreu com outras prefeituras do Maranhão, complementando a festa no interior do estado.
Em São Luís, o prefeito também comemorou a parceria que resultou na festança. “Com essa parceria entre a Prefeitura de São Luís e Governo do Estado temos a oportunidade de caminhar lado a lado, o que resultou na abertura desse lindo arraial. As famílias podem participar vir, e aproveitar com segurança o arraial que pela primeira vez é feito com a parceira do governo”, apontou Edivaldo.


Os maranhenses agora podem comemorar: as tradicionais festas juninas, este ano, voltam a ser feitas pelo povo e para o povo. Os bairros são novamente palco das principais atrações do período junino, as ruas voltam a ter a alegria do povo do Maranhão. O som das matracas e dos tambores ecoam a toada da libertação, a toada da alegria genuína. O povo pode celebrar, começou a maior festa popular do Maranhão.
É tempo de comemorar! Começou o melhor São João do Brasil”, afirmou,entusiasmado, o governador Flávio Dino durante o lançamento oficial do São João de Todos. Ao todo, serão mais de 20 arraiais espalhados por toda a região metropolitana de São Luís. A boa notícia é que a partir do dia 19 de junho estão de volta o Arraial do Ipem, o Arraial da Vila Palmeira e o Arraial na Praça Nauro Machado. “Revitalizamos espaços importantes e sagrados para a cultura maranhense. O nosso compromisso é tornar os espaços culturais acessíveis a todo o povo e valorizar as manifestações artísticas e culturais da nossa gente”, continuou o governador.
Programação
A partir desta sexta-feira (12), a praça Maria Aragão recebe as atrações do período junino. No final de semana, o “Terreiro de Maria” abre espaço para o Tambor de Crioula, Boi da Maioba, Boi de Orquestra de Upaon-Açu, Companhia Barrica, Boi de Orquestra Encanto da Ilha e o Boi de Ribamar. Essas são apenas algumas das atrações do final de semana, na Praça Maria Aragão.

A festa popular junina continua nos seguintes pontos da cidade a partir do dia 19 de junho: Ipem, Ceprama, Parque Folclórico da Vila Palmeira, Viva Anjo da Guarda, Viva Bairro de Fátima, Viva Cidade Operária, Viva Coroadinho, Viva Desterro, Viva Estiva, Viva Ipase, Viva João Paulo, Viva Liberdade, Viva Monte Castelo, Viva Vila Embratel, Viva Vinhais, Praça Nauro Machado, Praça da Faustina, Casa do Maranhão e Praça da Saudade/Madre Deus.
Com uma média de seis apresentações por noite, passarão pelos arraiais do Governo do Estado um total de quase mil grupos folclóricos entre Bumba-Boi, Tambor de Crioula, Quadrilhas Juninas, Danças do Coco, Cacuriá, Dança Portuguesa e Shows musicais.
“Resultado de uma parceria com a Prefeitura, e que vem desde o Carnaval, o São João pensado para a Maria Aragão será um dos nossos arraiais de referência e destaque na capital. Esperamos disponibilizar infraestrutura e ambiente saudável à população que entrará, sem dúvidas, em um ambiente de muita animação para a arena do arraial”, declarou a Secretária de Estado da Cultura, Ester Marques.
Homenagem
Este ano o São João também homenageará figuras ilustres da cultura popular maranhense.  O Parque Folclórico da Vila Palmeira receberá o nome de “Humberto de Maracanã”, em homenagem ao falecido cantador Humberto Mendes, ícone do bumba-meu-boi no estado do Maranhão. O Arraial do Ipem retorna suas atividades homenageando Donato Alves, cantador do Boi de Axixá, falecido este ano.

Segurança
O Governo do Maranhão definiu um plano de segurança que deverá ser executado nos dias das festas juninas. O policiamento será reforçado em todo o local das brincadeiras e nas regiões do entorno para garantir a segurança total da população. O efetivo policial diário será de 308 policiais. Nos ‘Vivas’, arraiais que acontecem em alguns bairros da capital, 15 policiais farão a segurança em cada ponto.

O coronel Marco Antônio Alves da Silva, comandante-geral da Polícia Militar, garante mobilização de todos os efetivos da polícia militar com esquadrão montado, equipes do Batalhão de Choque e Rotam, e também a Companhia Rodoviária(CPRV). “Todos estão mobilizados para termos uma São João em paz. Arraiais mais movimentados e aqueles que ocorrem somente nos bairros terão tropas militares. Estamos empenhados em assegurar que seja executada a política de promoção de paz do governo Flávio Dino”, destacou o coronel Alves.

Também serão realizadas incursões e barreiras de contenção, com abordagens e revistas a pessoas e veículos, como ônibus, carros, motos e bicicletas para verificar a presença de armas e drogas, não só nos locais de festejos, mas também nos bairros onde ocorrem as rondas rotineiras da polícia. E as operações ‘Catraca’ e ‘Ilha Segura’ seguem no fim de semana com revistas a ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário