terça-feira, 16 de junho de 2015

Polícia sufoca facções criminosas em São Luís

JM Cunha Santos

 Secretário Jefferson Portela e integrantes do Sistema de Segurança participam de 
abordagem durante operação policial (Foto/Nilson Figueiredo)

Está se tornando histórica a ação integrada das polícias civil, militar e serviços de inteligência no Maranhão. A bem da verdade, as polícias sufocam as facções criminosas com ações constantes e alternadas em bairros diversos de São Luís. Nestes cinco meses foram apreendidas várias toneladas de drogas. Somente nos últimos dois dias 32 Kg da droga mais consumida e perigosa nos dias de hoje, o crack, foram apreendidos em bairros distintos, como Vinhais, Cidade Olímpica e São Francisco.
Os comandos do crime organizado em Pedrinhas silenciaram e não se tem mais notícias das fugas e rebeliões quase diárias, degolas e esquartejamentos que aconteciam até o ano passado. E não conseguem mais disparar ordens de dentro da cadeia para incendiar ônibus e promover o terror na cidade. Um dos principais chefes de quadrilha de assaltos a bancos está na cadeia, assim como líderes das facções PCM, Bonde dos 40 e Bonde dos 300.
A presença da polícia na região metropolitana de São Luís é indiscutível, inclusive em Blitz acompanhadas pelo próprio Secretário de Segurança, Jefferson Portela. Para azar da bandidagem, 432 novos policiais acabam de ser formados na PM, parte de um batalhão de 1.500 homens que devem ser acrescentados até dezembro à força pública do Maranhão. E excedentes foram chamados a compor a Polícia Civil e aos serviços de inteligência.
Além disso, foram presos agiotas e corruptos que, da forma mais indecente, se apropriavam do dinheiro da merenda escolar, educação e saúde.
A ação coordenada das polícias, que também conta, agora, com a contribuição da guarda municipal, visa reduzir o nível de violência, ainda preocupante, que no governo Roseana Sarney elevou São Luís à 15 cidade mais violenta do mundo.
O sufoco das facções criminosas deve reduzir também o número de homicídios, visto que a maioria dos crimes de morte é cometida no entorno do tráfico. E há o concurso das Operações Catraca e Cidade Segura que, dentre outros crimes, visam prevenir assaltos a ônibus..

Com uma sucessão de operações já deflagradas, as polícias civil e militar restringem as áreas de atuação do crime organizado e buscam uma redução drástica no número de homicídios e outros crimes na capital. 

7 comentários:

  1. E o pagamento dos barnabés da saúde, qd vai sair. No governo passado recebíamos até o 5º dia útil, no governo da mudança depois do 15º dia, que Deus tenha pena de nós.

    ResponderExcluir
  2. Receber salário dia 5 vc quer, mais segurança pra vc levar para casa e conseguir fazer suas compras e pagar suas contas vc não quer. Dar o direito a sua família e amigos de ir ao trabalho ou passear pela cidade com segurança vc não quer muito ingrato vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Registrado o seu protesto. Nunca se cale diante de nenhuma injustiça.

      Excluir
    2. Vai tomar no cú

      Excluir
    3. voces sao tao otario que se escondem kkkk, o cara ta reivindicando o salario dele que é fruto do seu trabalho, e tu ta achando ruim loco, de que adianta prender ou matar os cara, se sem educaçao e expectativa de futuro digno as criança vao tomando o lugar dos que sairam ou morreram? quer lavar bosta com agua de esgoto, ficam aiii se matando em vão pq se a melhoria de um estado ou cidade é feita atraves de morte e prisao coitado viuuu, todo mundo vai ser bandido... tambem nao me vem as duvidas, num pais onde bandidos governam , os cidadaos vao se espelhar no que (y)

      Excluir
    4. ''foram presos agiotas e corruptos que, da forma mais indecente, se apropriavam do dinheiro da merenda escolar, educação e saúde''. kosakoaskooaskkosaoasokskoakosakosakoskoakosoas se formiga desse dinheiro teria corrupçao de formigas nesse brasil , é corrupção em tudo que se tem, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, JESUS CRISTO volte logo e mate todos eu nao me importo de morrer pelas suas maos, me importo de morrer pra esse lixo que chamam de seres humanos que na verdade sao tudo demonios do capiroto la do inferno da capirotagem

      Excluir
    5. tenho 20 anos de idade, e minha rua nunca viu um asfalto, toda rua que eu ando se nao tiver uns 10 buraco nao é rua kkkkkkkkkkkkkkkk o merito que eu dou e pro ce coelho neto, que tem um programa educacional para formar jovens como pessoas descentes , no estudo integral para aprender a ser gente , e nao um ladrao fudido igual ambos dessas pessoas aii que tao em guerra matando inocente a cada dia que passa , se morresse so policia e bandido eu tava feliz, mas sempre sobra pra quem nao tem nada haver, bala perdida????? em algum lugar ela tem que parar.

      Excluir