quarta-feira, 1 de julho de 2015

Arraial da Praça Maria Aragão foi acompanhado por 115 mil pessoas, contabiliza PM


A noite desta segunda-feira (29) no São João de Todos da Praça Maria Aragão, uma parceria da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, marcou o encerramento de um projeto bem sucedido. O espetáculo, que valorizou a cultura popular de uma das épocas mais festivas do Maranhão, foi acompanhado por aproximadamente 115 mil pessoas durante os dezoito dias de festa, de acordo com dados da Polícia Militar. A população, que compareceu maciçamente à programação, aprovou o arraial na Praça Maria Aragão.
Só nos dias 20 e 27 de junho, foram 25 mil pessoas em cada noite. No encerramento, a programação contemplou a diversidade das manifestações culturais do Maranhão, presente durante todos os dias de festança. O Boi de Eliézio, sotaque costa de mão, veio do município de Cururupu e mostrou as raízes da festa junina. O grupo foi inserido no projeto de salvaguarda da Fundação Municipal de Cultura (Func) com o objetivo de valorizar manifestações que estão praticamente extintas.
Além do grupo de costa de mão, a programação também contemplou o sotaque de orquestra representando pelo Boi Tradição de São Bento, o show Folia de São João “Grupo Folias de Três”, Cacuriá de Dona Teté, hoje comandado pela cantora Rosa Reis, Boi de Santa Fé, sotaque da baixada e Show de Pepê Junior.
Durante a apresentação do Boi de Santa Fé, a Func fez uma homenagem ao mestre Apolônio Melônio, que morreu no início do mês de junho deste ano. O presidente da Func, Marlon Botão, entregou para a viúva de Apolônio, Nadir Cruz, uma placa homenageando o grande nome da cultura popular maranhense. “Quero agradecer primeiramente a Deus e, em segundo lugar, a Prefeitura de São Luís por essa homenagem, pois o mestre Apolônio nos deixou o ensinamento da condução do bumba meu boi, principalmente no sotaque da baixada”, disse.
A festa foi acompanhada por turistas brasileiros de estados como Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pará e Santa Catarina, além de estrangeiros de países como Alemanha, Suíça e Itália. Além disso, a festa foi transmitida por equipes de televisão do Japão, Espanha e Itália.
Marlon Botão fez uma avaliação positiva dos dias de intensa programação cultural. “Foram 18 dias de participação grandiosa da população aqui nesse espaço, que está consagrado como o principal ponto de referência da cultura popular de São Luís”, comemorou.
SEGURANÇA

O conforto e a segurança foram grandes marcas da festa na Praça Maria Aragão. Quarenta guardas municipais escalados por noite trabalharam no evento durante os dezoito dias de festa. Oito seguranças de uma empresa privada fizeram o reforço no monitoramento do São João de Todos. A Blitz Urbana participou com quarenta agentes que organizavam o comércio informal. A parceria com o governo do Estado também garantiu que a Polícia Militar fizesse rondas ostensivas no local diariamente, além de disponibilizar dez policiais civis por noite. 16 bombeiros também foram escalados.
SAÚDE
Durante os dias de festa, as equipes de saúde fizeram diversos atendimentos educativos. No dia 28, foi realizada uma panfletagem com distribuição de informativos sobre o tabagismo, obesidade e hipertensão. Ao todo foram distribuídos também 13 mil preservativos femininos, 93 mil preservativos masculinos, além de 20 mil panfletos educativos. As equipes também fizeram atendimentos de aferição de pressão, curativos, glicemia e medicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário