segunda-feira, 6 de julho de 2015

Operações policiais triplicam apreensões de drogas no Maranhão



O combate ao tráfico de drogas é uma das prioridades do Governo do Maranhão, pois essa prática criminosa é responsável pelo registro de várias outras, como homicídios e latrocínios, além do financiamento de organizações criminosas. Nos seis primeiros meses deste ano, as forças policiais do Maranhão já apreenderam 1.177,6kg de drogas. Esse número representa um aumento de 165% em relação às apreensões registradas no mesmo período do passado, quando foram apreendidos 444,2kg de droga.
“Combatendo o tráfico de drogas estamos atuando na prevenção de uma série de outros crimes, pois é daí que vem o financiamento das organizações criminosas. Sem dinheiro elas perdem força de atuação. Com o combate ao tráfico também colaboramos para a redução dos índices de violência”, destacou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, relatando que uma das prioridades do governo Flávio Dino é colocar em prática a política de promoção de paz.
Do total de drogas apreendidas de janeiro a junho deste ano no Maranhão, 837,3kg foram de maconha e 340,2kg foram de cocaína e seus derivados, incluindo merla e crack. Nos seis primeiros meses de 2014 foram apenas 358,9kg de maconha e 85,3kg de cocaína e derivados. Os dados são do Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC) e do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim-MA).
O resultado tão positivo se deve à integração inédita dos serviços de inteligência de todas as forças policiais do estado. “Com esse fluxo de informação bem-definido pelo governo Flávio Dino, conseguimos fazer intervenções mais rápidas e precisas”, frisou o delegado-geral Augusto Barros.
Plantações de maconha
Fazendo uma análise mais profunda, é possível identificar um número ainda mais expressivo de drogas apreendidas no estado, já que nos registros do SINESPJUC e do Icrim não estão contabilizadas as centenas de pés de maconha clandestinos encontrados e incinerados em várias regiões do estado no início deste ano.

No mês de maio, uma ação conjunta entre o Batalhão de Polícia Choque (BPChoque), a Polícia Militar e o Grupo Tático Aéreo (GTA), acabou com um plantio de 9 mil pés de maconha no município de Santa Luzia do Tide. Somente na região de Tutóia, duas plantações foram incineradas apenas neste ano: uma em fevereiro e outra em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário