sábado, 25 de julho de 2015

Votações das propostas apresentadas nas Escutas Territoriais iniciam na segunda (27)



A população maranhense começa a votar, na segunda-feira (27), as prioridades de investimentos para a sua região. Por meio da Plataforma Digital de Participação Popular, a votação será em propostas para o Orçamento Participativo 2016, levantadas durante as Escutas Territoriais. O processo integra as ações que estão sendo executadas pelo Governo do Estado para incentivar a participação da população nas decisões do poder público estadual.
A Plataforma Digital de Participação Popular, criada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), é o espaço digital de visibilidade das ações de participação que irão consolidar o Sistema Estadual de Participação Popular. A ação conta com a parceria da equipe do Participa.BR, portal de participação social da Presidência da República, desenvolvida em software livre e que garante 100% de acesso à informação.
O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou a importância da construção das políticas públicas por meio dessa metodologia. “Governar com participação popular é fundamental para a gestão de um governo democrático. Dessa forma, o governador Flávio Dino está propondo um novo modo de administrar que garanta ao cidadão o direito de escolha de ações públicas em áreas como saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico, cultura, esportes e lazer. O Governo está escutando as pessoas e elas estão definindo quais são as prioridades, pois sabem quais são as necessidades da sua região”, destacou.
Durante as Escutas Territoriais, a população da Região Metropolitana de São Luís elencou sete propostas para o Orçamento Participativo 2016 e, na votação irá priorizar duas propostas. Os demais territórios levantaram três propostas de investimentos e elegerão uma prioridade para cada região. Para votar, o cidadão deverá se cadastrar no site informando CPF e CEP. A votação poderá ser realizada até o dia 07 de agosto e todos os cidadãos e cidadãs maranhenses a partir de 16 anos poderão votar.

O Participa.MA é a principal ferramenta de diálogo entre governo e sociedade em base digital e será um local para debates, consultas públicas, e votações. A votação das propostas do Orçamento Participativo é a primeira ação que utilizará a plataforma como instrumento para a participação popular. Essa etapa de definição da prioridade de investimento para o Orçamento Participativo contará com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que disponibilizarão pontos de votação estruturados para facilitar o acesso à internet e, assim, garantir que todos possam participar do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário