sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Governo do Estado conclui obras do Centro de Juventude Canaã



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, concluiu a obra do Centro de Juventude Canaã, no bairro Vinhais, em São Luís. A unidade, destinada a adolescentes em internação provisória para cumprir medida socioeducativa, é coordenada pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Os serviços de adequação, ampliação e reforma foram realizados para melhorar as instalações físicas proporcionando um espaço digno aos adolescentes.
Ao todo, o Centro possui uma área de 1.800 metros quadrados e foram investidos recursos da ordem de R$ 4.206.140,48, financiados pelo Governo do Maranhão e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Acompanhado da presidente da Funac, Elisângela Cardoso, o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, fez uma vistoria no Centro esta semana.
O secretário ressaltou a qualidade das novas instalações. “Com a reforma, determinada pelo governador Flávio Dino, o Centro da Juventude Canaã pode atender a um número maior de adolescentes, com mais qualidade no serviço prestado, dando mais conforto e segurança para os internos, suas famílias e os servidores da instituição”, afirmou Clayton Noleto.
A presidente da Funac acrescentou que esta é a primeira unidade ressocializadora de jovens infratores do Maranhão que segue os padrões arquitetônicos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), criado por Lei Federal. “É um passo significativo para a humanização do atendimento, afinal esses jovens não podem ter seus direitos fundamentais negados, e isso é necessário para todos os envolvidos no trabalho de ressocialização”, declarou Elisângela Cardoso.
A ampliação
O Centro foi ampliado, contando agora com 42 novos alojamentos individuais, com banheiros, sendo dois alojamentos exclusivamente para pessoa com deficiência física. Com a intenção de promover um ambiente social foram criadas novas áreas para realização de atividades multidisciplinares, ginásio poliesportivo coberto, área de convivência, pátio de convivência para receber visitas ao ar livre, centro ecumênico para manifestações religiosas e auditório para eventos direcionados aos menores.

Compondo a nova estrutura, os internos vão receber uma cozinha com refeitório amplo, onde terão mais um espaço de convivência durante as refeições. Poderão contar ainda com atendimentos na sala que foi construída para o profissional da nutrição, além de lavanderia e um vestiário com banheiros para os funcionários.
Nesta etapa do projeto, o governo investiu em áreas que irão proporcionar o crescimento educacional, profissional e os cuidados com a saúde dos internos. Foram reformadas cinco salas de aula, duas salas para a promoção de oficinas que serão realizadas em diversos horários, sala para direção, sala para o setor administrativo, biblioteca, duas salas de revista e o consultório e posto de enfermagem.

Com atenção voltada também para a segurança, o prédio do Centro foi concluído com a instalação de sistema de combate a incêndio, pânico e saídas de emergência, além de circuito de videomonitoramento, com 32 câmeras e cabeamento estruturado (voz e dados). O muro foi levantado com 5 metros de altura protegido por cerca em aço galvanizado e instalação de grades de proteção nos alojamentos.

Um comentário:

  1. MEU AMIGO SANTOS, VAMOS PRA RUA MANIFESTAR, CONTRA ESSES LARÁPIOS DILMA E LULA DO PETROLAO. OU VOCÊ COMPACTUA COM ESSES ROUBOS? VAMOS LÁ, ESTAMOS TE ESPERANDO.

    ResponderExcluir