Banner

Banner

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Sancionado Projeto de Lei que transforma o Procon em autarquia

Agência Assembleia

O presidente Humberto Coutinho e os deputados Levi Pontes e Zé Inácio,
participaram da solenidadede sanção do projeto.
 | foto: Kristiano Simas/ Agência Assembleia

Foi sancionado nesta segunda-feira (31), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, o Projeto de Lei nº 172/2015, que transforma a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) em autarquia. Na Assembleia Legislativa, o projeto teve como relator o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), e deve garantir à população maranhense mais proteção nas relações de consumo.
O PL nº 172/2015 foi encaminhado à Assembleia Legislativa no dia 5 de agosto, sendo aprovado de forma unânime pela Casa. Com a mudança, o Procon passa agora a se chamar Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor, tendo personalidade jurídica própria e atuação de forma autônoma, auxiliar e descentralizada da administração pública, apesar de ainda ser fiscalizado e tutelado pelo Estado.
“Essa é mais uma marca importante para o direito de consumo, pois teremos um Procon mais autônomo e mais atuante, que passa a ser um instituto que permite a fiscalização em todas as regiões do estado. Passa a ser um órgão independente, o que vai trazer mais celeridade às ações e processos”, afirmou o diretor-geral do Procon, Duarte Júnior, que agora passará a ser presidente.
PARTICIPAÇÃO E RECONHECIMENTO
O presidente da Assembleia, deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), e os deputados Levi Pontes (SD) e Zé Inácio (PT), participaram da solenidade de sanção do projeto. Os parlamentares destacaram a importância desse grande passo para o estado e o empenho da AL em trabalhar em prol de ações que só têm a beneficiar a população. “A Assembleia Legislativa agilizou a aprovação desse projeto e tem contribuído com a aprovação de leis importantes como essa. Destacamos que o Procon é um dos órgãos mais atuantes em relação à defesa do consumidor”, ressaltou o deputado Zé Inácio.
O deputado Levi Pontes frisou que, além de oportuno, a transformação do Procon em autarquia irá ampliar o acesso aos direitos adquiridos de toda a população maranhense. “É uma ação extremamente oportuna e necessária para a população, principalmente por favorecer aqueles que mais precisam no Maranhão. É importante que a população veja que o poder público está de olho e se preocupando com suas necessidades”, destacou o parlamentar.
O governador Flávio Dino (PCdoB) também ressaltou o papel e o interesse da Assembleia Legislativa em aprovar projetos de leis importantes para a população. “A AL tem compreendido a nossa agenda de trabalho, aprovando vários projetos de lei e sendo uma instância em que os nossos propósitos têm conseguido grande acolhida”, assinalou.
ESTRUTURA
Atualmente, o Procon possui 13 postos de atendimento presencial em todo o Maranhão, número que deve aumentar para 21 até o final deste ano. Além disso, a instituição também possui plataformas online de atendimento, como o site do Procon (www.procon.ma.gov.br) e o aplicativo para celulares, potencializando os canais de atendimento ao consumidor.

Além de expandir a sua atuação, com a transformação do Procon em autarquia a instituição também poderá celebrar convênios destinados ao estabelecimento de Programas de Proteção e Defesa do Consumidor, em parceria com os municípios, para garantir o cumprimento das disposições do Código de Defesa do Consumidor, da Lei Federal Delegada nº 4, de 26 de setembro de 1962, e das demais normas legais e regulamentares pertinentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário