domingo, 23 de agosto de 2015

Usuários de transporte coletivo destacam benefícios da Linha Expressa


Ônibus que farão a Linha Expressa Metropolitana: climatizados,

com assentos acolchoados e espaço para cadeirantes.

Foto: Karlos Geromy/Secom
A Linha de ônibus Expressa Metropolitana, lançada nesta quarta-feira (19) pelo governador Flávio Dino, beneficiará milhares de usuários do transporte público que trafegam entre São Luís e São José de Ribamar. Passageiros acostumados a enfrentar dificuldades no deslocamento entre as duas cidades destacaram os benefícios que a iniciativa do Governo Estado representa, entre eles, o valor da tarifa, que é de R$ 2,80, diante do conforto oferecido nos ônibus da Linha Expressa; a agilidade e o monitoramento remoto via aplicativo de celular.
O microempresário Anestor Lima, que é morador de São José de Ribamar e todos os dias usa o transporte público para chegar ao trabalho, comemorou a chegada da Linha Expressa Metropolitana. “Já fiquei até uma hora e quarenta minutos na parada de ônibus e às vezes pago até duas passagens para chegar ao Centro de São Luís. Agora tudo vai melhorar. Vai melhorar até a qualidade de vida das pessoas”, disse Anestor.
O monitoramento remoto – a partir de um GPS instalado no ônibus, o usuário poderá verificar a localidade do veículo através de aplicativo de celular – também foi elogiado pelos passageiros. O estudante universitário e também morador de São José de Ribamar, Roberto Barros, relatou já ter tido a experiência com o monitoramento remoto quando estudou no Canadá e estava na expectativa de quando o instrumento seria trazido para o estado. “Assim a gente não precisa ficar horas esperando na parada, só sai quando o ônibus está perto de chegar”, explicou o jovem.
O administrador de empresa, Renato Nogueira, diz que atualmente leva aproximadamente duas horas para ir de São José de Ribamar ao Centro de São Luís e espera que esse tempo seja reduzido. Renato destacou o conforto dos ônibus como uma das principais qualidades da nova frota. “Climatizado, cadeiras acolchoadas, espaço para cadeirante, em termo de conforto foi um enorme melhoria”, afirmou.

A Linha Expressa Metropolitana
Serão dez ônibus semiurbanos – com a previsão da entrega de mais 20, em breve –, todos climatizados, com assentos acolchoados, letreiro digital e elevadores, que vão garantir acessibilidade para pessoas com deficiência. Para garantir agilidade, a rota dessa linha trabalhará com 20 pontos de parada fixos, atendendo 70 passageiros por viagem. O tempo total estimado entre São José de Ribamar e o centro de São Luís será um hora e meia, 30 minutos a menos do que o tempo que se leva atualmente.
Itinerário

O Expresso Metropolitano vai partir de São José de Ribamar, da Praça da Matriz, seguindo pela Avenida Gonçalves Dias, pela Estrada de Ribamar (MA – 201), Avenida Guajajaras, Avenida dos Franceses, Avenida São Marçal, Rua Oswaldo Cruz, Rua Celso Magalhães, Avenida Silva Jardim, Rua Rio Branco, Avenida Beira Mar, Terminal Praia Grande.


Na volta, de São Luís para São José de Ribamar, o Expresso Metropolitano vai partir do Terminal Praia Grande, seguir pelo Anel Viário, Rua das Cajazeiras, Avenida São Marçal, Avenida dos Franceses, Avenida Guajajaras, Estrada de Ribamar (MA – 201), Avenida Gonçalves Dia, e chegando novamente à Praça da Matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário