Banner

Banner

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Braide solicita pensão vitalícia para esposa de ambientalista morto na Reserva do Gurupi

Agência Assembleia


O deputado Eduardo Braide (PMN) comentou, na sessão desta segunda-feira (14), o assassinato do conselheiro ambientalista da Reserva Biológica do Gurupi, Raimundo Santos Rodrigues, 54 anos, ocorrida por meio de emboscada, no dia 26 de agosto passado. “Há mais de 10 anos esse senhor se dedicou a defesa da Reserva Biológica do Gurupi e pagou com sua vida”, afirmou.
O deputado revelou que o crime está sendo investigado pela Polícia Federal, uma vez que a vítima era vinculada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é uma autarquia federal. “Dados revelam que 50% das mortes de ambientalistas têm ocorrido no Brasil”, acrescentou.
Eduardo Braide disse que o Delegado da Polícia Federal, que investiga o crime, revelou ter sido a luta de Raimundo Santos Rodrigues em defesa do meio ambiente a causa de sua morte. “O ambientalista deixou viúva a senhora Maria da Conceição Chaves Lima e seis filhos, que precisam de amparo por parte do Estado”, observou.
Em aparte, o deputado Sérgio Frota (PSDB) solidarizou-se com a iniciativa do colega Eduardo Braide pela denuncia e pelass proposições apresentadas. “As pessoas que lutam por uma causa devem sempre ser merecedoras do nosso reconhecimento. Este ambientalista é uma delas”, defendeu.
PROPOSIÇÕES
Na oportunidade, o deputado comunicou que protocolou um Requerimento a ser encaminhado à presidente Dilma Roussef (PT), solicitando que o Governo Federal conceda uma pensão vitalícia a senhora Maria da Conceição Chaves Lima. “É o mínimo que se pode esperar por parte do Estado Brasileiro como forma de amparar os familiares desse ambientalista que deu sua vida em defesa da Reserva Biológica do Gurupi”, ressaltou.

Eduardo Braide também protocolou junto à Mesa Diretora um Projeto de Resolução Legislativa que propõe instituir a Medalha Raimundo Santos Rodrigues, como forma de homenagear e relembrar a luta travada pelo ambientalista. “Serão agraciados com esta comenda pessoas e entidades públicas e privadas que se destacarem com ações em defesa da causa ambientalista”, justificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário