domingo, 6 de setembro de 2015

Flávio Dino: Presentes para São Luís



Não há no Brasil hino mais belo do que a Louvação a São Luís. O poeta Bandeira Tribuzi traduziu naqueles versos as singularidades que tornam nossa cidade um lugar ímpar no Brasil e no mundo, como atestou a Unesco, ao reconhecê-la como Patrimônio da Humanidade. A nossa capital, pelos casarões e expressões culturais que atravessam os séculos, proporciona a nós moradores e àqueles que nos visitam as mais belas fruições do cotidiano.
Para comemorar os 403 anos da nossa cidade, fazemos questão de oferecer muitos “presentes para São Luís”, que representam melhoria estruturais importantes para fazer com que sobretudo os mais pobres tenham mais direitos garantidos e mais serviços à sua disposição. Para isso, não temos poupado esforços e investimentos até que São Luís supere alguns dos obstáculos que lhe foram impostos ao longo de décadas.
A primeira medida que adotamos foi uma atitude diferente daquela de governos passados: acabamos com a injusta perseguição política à capital. Hoje, São Luís tem duas administrações que se respeitam, dialogam e trabalham em conjunto para que a população possa usufruir melhor dos serviços e espaços públicos. Fruto desta parceria, decorridos poucos meses de Governo podemos apresentar dezenas de iniciativas conjuntas para que São Luís seja uma cidade que sonhamos, melhor para todos.
Uma das vertentes à qual mais nos dedicamos é exatamente recuperar os espaços públicos que foram abandonados ao longo dos anos. Para dar-lhes a vida e o brilho que merecem, reestruturamos áreas importantes para uso da sociedade maranhense e estímulo ao turismo, como é o caso da Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, que foi palco nos dois últimos meses do programa Mais Cultura, e de outros locais públicos como a Pracinha da Litorânea e o Parque da Vila Palmeira. E daremos início nos próximos meses à reforma do Convento das Mercês, que carece de cuidados após anos de absurdo abandono de sua estrutura, além de já estarmos construindo uma praça dedicada ao lazer das crianças, na Lagoa. Buscando recuperar a balneabilidade das praias, os rios Pimenta e Claro, bem como a Lagoa da Jansen, estão recebendo investimentos superiores a R$ 14 milhões, que impactarão positivamente na saúde, no meio ambiente e no lazer da população.
Falando de saúde, a principal medida que determinamos foi o fim da política de portas fechadas das unidades estaduais para os serviços municipais, como o SAMU. O paciente não é “estadual” ou “municipal”, ele é um cidadão que nada tem a ver com delírios autoritários que vigoravam no passado, de modo que as redes estadual e municipal têm que colaborar uma com a outra, como ocorre hoje. Para ampliar essa colaboração com a Ilha, vamos abrir neste mês a Maternidade Nossa Senhora da Penha, na área Itaqui-Bacanga, assim como iremos ajudar a concluir as obras do Hospital da Criança. E o mais relevante de tudo: vamos neste ano concluir e inaugurar grandes Hospitais Regionais, planejados pelo governador Jackson Lago, começando pelo da Baixada Maranhense, em Pinheiro. Estes hospitais, além de servirem a importantes regiões, vão diminuir a pressão sobre os Socorrões de São Luís, propiciando melhorias de seus serviços.
Temos atuado, também através de parceria com a Prefeitura de São Luís, na melhoria da pavimentação da cidade, com o Programa Mais Asfalto, que está asfaltando mais de 120km de ruas, e o Programa Interbairros, que está construindo 14 ligações entre as principais avenidas da capital com vias alternativas, que diminuirão distâncias e desafogarão o trânsito das vias principais. São R$ 57 milhões investidos nesses dois projetos que estão melhorando as condições da mobilidade urbana em São Luís. Aqui, destaco também a nova Linha Expressa Metropolitana, que viabilizou 10 ônibus climatizados para o transporte mais rápido e confortável entre São Luís e São José de Ribamar.
Esses são alguns dentre tantos projetos que estamos executando para que a capital de todos os maranhenses seja, a cada dia, um lugar melhor para se viver e visitar. Desta maneira e por esses caminhos, estamos lutando para que os “claros sois da liberdade” louvados pelo Hino de São Luís, que floriram neste ano no Maranhão, aqueçam e iluminem a todos, para que as “glórias do passado” e os “sonhos do futuro” tragam benefícios concretos para os cidadãos da capital.

Viva Bandeira Tribuzi! Parabéns São Luís!

Nenhum comentário:

Postar um comentário