quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Governo do Estado aposta na tecnologia e lança ferramenta para gestão escolar



A tecnologia como ferramenta para possibilitar agilidade na gestão. Esse é o princípio do aplicativo Sistema Integrado Escolas Públicas (Siaep Móvel), lançado pelo Governo do Maranhão, nesta quarta-feira (23), na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no monte Castelo. O evento contou com a presença de gestores, supervisores e professores do Sistema de Estadual de Ensino e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro.
Em visita à Seduc, antes da solenidade, o governador Flávio Dino conheceu e testou o aplicativo. O superintendente de Informática, Edilson Machado e o secretário adjunto de Gestão Institucional, Williandickson Azevedo Garcia mostraram o funcionamento do Siaep Móvel ao governador.
Segundo a secretária Áurea Prazeres, “o aplicativo é um facilitador. Por meio dele, será possível obtermos informações sobre o cenário da educação no estado, como, por exemplo, informações de cada Unidade Regional de Educação (URE) e, assim, a Seduc vai poder orientar a equipe para pensar novos caminhos para a educação. Tenho certeza que com essa ferramenta e com a união de todos dá pra fazer muito mais”, destacou.
O Siaep Móvel está disponível para download, inicialmente, para Android, na Play Store, para os cerca de 30 mil professores e gestores escolares do Sistema Estadual de Ensino. O diferencial do aplicativo é a característica de ser off-line, ou seja, mesmo que o equipamento móvel não esteja conectado à internet o professor poderá registrar as informações acadêmicas, tais como: o conteúdo ministrado, a frequência e notas dos alunos da sala de aula, quando receber sinal de internet o aplicativo irá enviar as informações cadastradas atualizando o banco de dados da Seduc.
“O Siaep é um dos maiores sistemas de gerenciamento escolar do país. A nossa atividade finalística é o ensino, visamos melhorar o processo final ensino/aprendizagem atendendo a demanda que vem da escola”, pontuou o secretário-adjunto de Gestão Institucional, Williandickson Azevedo Garcia.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, “este é um momento peculiar para a educação do Estado, pois a Seduc está tendo esta visão de avançar na tecnologia para que os professores possam ampliar e implementar seus trabalhos. O Maranhão precisa trilhar o caminho do desenvolvimento”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário