sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O prefeito venceu as crises

Editorial JP, 11 de setembro

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior colhe em popularidade os frutos de um incansável trabalho em São Luís. Assumiu o poder sob a égide de uma crise que em todo o Brasil atingiu em primeiro lugar os municípios. Gerenciando um orçamento confinado à folha de pagamento e às despesas do dia e com desafios tão enormes quanto o de repor toda a malha viária da cidade, aliviar o caos no setor de transportes públicos e, mais grave ainda, soltar as amarras seculares do sistema municipal de saúde, Edivaldo venceu a crise e planejou São Luís.
Chegou ao poder na condição de alvo preferencial do monopólio de comunicações do derrotado e furibundo grupo Sarney, este turbinado pelos 90 % de audiência da Vênus Platinada – a Rede Globo. A seu lado, um povo carente de mínimas ações sociais que conseguiu atender, na medida do possível, com o Programa Todos por São Luís. O crescimento da campanha do então candidato Flávio Dino o aproximou ainda mais como alvo das bazucas dos adversários e se viu em meio a um tiroteio de críticas vazias e perseguições. Sem contar o fogo amigo dos que, dentro de seu próprio grupo político, lançaram candidaturas para 2016,
O prefeito enfrentou cada um dos problemas com a serenidade própria dos estadistas. Ouviu os grunhidos, fez-se de surdo e foi trabalhar. Enquanto todos os ibopes apostavam grandes dificuldades para sua reeleição, superava limites judiciais impostos à captação de recursos, melhorava a oferta de serviços públicos, promovia intervenções no trânsito, investia, no limite do orçamento, em saúde pública, planejava uma saída digna para a capital do Maranhão.
Essa fase passou. Ao clamor do povo, aos poucos vai repondo toda a sacrificada malha viária de São Luís, pavimentando, em parceria com o governo do Estado, 300 quilômetros de ruas e avenidas da cidade, com direito a drenagem profunda e iluminação pública, inclusive em bairros que nunca tinham tido notícias de asfalto e pavimentação. O prefeito não se deixou vencer pela crise econômica ou pelas crises políticas, nem abater pelos arrotos da Vênus platinada.
O resultado está aí. Há poucos dias, a pesquisa Exata/TV Guará revelou que a população aprova o trabalho que a Prefeitura vem realizando na cidade e, mais ainda, que, em se tratando de pesquisa estimulada, chegou a empate técnico com seu mais próximo adversário. Quando se medem pelos votos cristalizados, espontâneos, sem estímulos ou citações de nomes, as intenções de votos no prefeito chegam ao dobro de todos os virtuais candidatos reunidos.

Certo é que há muito ainda que fazer e é claro que pesquisas refletem apenas um momento e  falta ainda um ano para a eleição de 2016, mas este é um exemplo de que o fazer política com honestidade, determinação e boas intenções, basta para conquistar a admiração e a confiança do povo. A despeito de todas as dificuldades que possam se apresentar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário