quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Eleição para conselhos tutelares será neste domingo

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA) realizará no dia 4 de outubro nos horário das 09h00 às 17h00 o processo de escolha unificado de conselheiros tutelares.
No total 231 candidatos se inscreveram para concorrer a cinco vagas em cada uma das dez áreas na capital, destes 128 obtiveram nota 7,0 (sete) no curso de capacitação, sendo considerados pré-candidatos aptos a participar da eleição.
Para votar nos candidatos a conselheiros tutelares, basta ser morador e votante de uma das áreas de abrangência do conselho tutelar e estar em dia com a justiça eleitoral. No momento da votação o cidadão terá que apresentar o Título de Eleitor e um documento oficial com foto.
Em 2016 serão eleitos novos conselheiros tutelares para as áreas Itaqui-Bacanga; Alemanha/Centro; Coroadinho/ João Paulo; Cidade Operária/Cidade Olímpica;  Vila Luizão/Turu, Zona Rural; São Cristóvão/São Raimundo e nas áreas que serão implantados conselho no próximo ano: Cohab-Cohatrac; Anil-Bequimão e São Francisco-Cohama. Os mandato  passa a ser de quatro anos

            Sobre o Conselho Tutelar:
O marco legal do Conselho Tutelar (CT) é o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei 8069/90), que estabelece a concepção da garantia dos seus direitos como prioridade absoluta, sujeitos de direitos e proteção integral.
Conselheiro tutelares são pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. 
 O Conselho Tutelar é um órgão público, comunitário, permanente, que tem a missão de cuidar do cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Em cada área serão eleitos cinco membros.  

O CMDCA foi criado em 1991, conforme Lei Municipal 3.131, e tem como objetivo principal formular diretrizes para a Política Municipal de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente de São Luís.

Marcos Japi - Assessor de Comunicação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário