sábado, 28 de novembro de 2015

Morre o poeta e escritor Nauro Machado, em São Luís

O velório será neste sábado na Academia Maranhense de Letras.
Ele tinha 80 anos e estava internado desde terça-feira.
Do G1 MA

Poeta Nauro Machado (Foto: Flora Dolores/O Estado)
O poeta e escritor maranhense Nauro Machado morreu na madrugada deste sábado (28) em São Luís. Ele tinha 80 anos e estava internado desde terça-feira em um hospital da capital. Ainda não foi informada a causa da morte. O velório está marcado para este sábado na Academia Maranhense de Letras (AML).
Nauro Machado era um dos mais importantes literários da história do Maranhão. Tinha 37 livros publicados, foi um poeta autodidata que retratou através da arte sua visão e sentimento do mundo. Sua obra também foi reconhecida pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

No dia 12 de novembro, o poeta tinha lançado seu último livro “Esôfago Terminal”, inspirado na sua luta contra o câncer de esôfago que começou em 2012. Nauro Machado havia se curado da doença.  No lançamento do livro ele disse:“A doença é algo inominável, inconcebível, mas acontece com qualquer um. Então, nó nos perguntamos: ‘por que eu?’. E, logo, o universo replica: ‘e por que não você?’”.

No início de agosto, a Academia Maranhense de Letras fez uma homenagem aos 80 anos do poeta. Ele nunca quis ser um imortal da academia, recusando todos os convites que lhe foram feitos. No dia da homanagem, o presidente da AML, Benedito Buzar, disse que Nauro Machado só não era um imortal porque não queria. "Todas as vezes que se abre uma vaga aqui, Nauro é convidado. Mas, ele tem as razões pelas quais ele não quer entrar", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário