segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Cai taxa de homicídios na região metropolitana de São Luís pela 1ª vez em dez anos

O Governo do Maranhão implantou, ao longo de 2015, novas dinâmicas para expandir a atuação do sistema de segurança do Estado e aperfeiçoar o combate à criminalidade. A queda da taxa de homicídios – pela primeira vez em uma série histórica de dez anos – comprova a eficácia das novas práticas, inclusive superando a meta de redução de homicídios estabelecida em nível nacional. Como parte dos avanços constatados a partir das intervenções nas políticas de segurança pública estão ainda a redução do índice de estupros, prisões relacionadas às ações efetivas de combate à corrupção e aumento da apreensão de drogas, com operações direcionadas ao enfrentamento do narcotráfico.
No acumulado do ano – entre os meses de janeiro e novembro – em comparação com o mesmo período de 2014, o número de homicídios na região metropolitana de São Luís caiu 12,8%. De acordo com o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, o combate à criminalidade com ênfase em crimes mais graves, como homicídios, tem sido prioridade em todo o Brasil.
O país tem média de 60 mil homicídios por ano, o que equivale a 124 assassinatos por dia. “É preciso seguir o pacto nacional pela redução de homicídios estabelecido pelo governo federal e todos os estados se colocam nessa condição. Aqui no Maranhão, nós já ultrapassamos a indicação de redução de 5%. Vamos fechar 2015 com uma redução bem maior que a indicada”, comentou.
A estatística local de queda de homicídios aponta para um cenário de evolução no campo da segurança e constata avanços a partir do uso de mecanismos como a aproximação da polícia com a comunidade, revistas em ônibus por meio da Operação ‘Transporte Seguro’ e o reaparelhamento do operacional da SSP, com o reforço do sistema de videomonitoramento e a ação de integração promovida pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
A criação de superintendências específicas, com direcionamento e trabalho de inteligência especializado, ampliou os resultados. O combate ao narcotráfico ganhou mais precisão policial: este ano apreensão de drogas cresceu em 10,1%. “Já retiramos de circulação 10 quadrilhas de assaltantes de bancos e várias quadrilhas de traficantes de drogas, com a apreensão de mais de uma tonelada de drogas antes da distribuição, antes que ela caia no varejo e seja distribuída para as ruas, o que é muito importante”, explica Jefferson Portela. Já o combate à corrupção executou investigações quanto a desvio de recursos públicos e casos de agiotagem, efetivando a prisão de agiotas, ex-prefeitos e empresários envolvidos nos crimes.
Violência contra mulheres
A redução de 33,5% em número de estupros em relação ao mesmo período de 2014 integra o esforço coletivo do combate à violência, inclusive com intensificação de ações de conscientização e educativas de forma segmentada. “Traçamos planos de enfrentamento da violência contra as mulheres e um destes é o de treinamento de delegados e policiais para avançar no combate aos crimes em relação ao gênero. As ações da polícia resultam em responsabilização do agressor e em medida protetiva à cidadã”, ressaltou o delegado geral de Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros.

Reforço
A inserção de mais 1.500 policiais – entre civis e militares – em 2016 no Estado vai reforçar ainda mais a reestruturação do sistema de segurança pública do Maranhão. A aquisição e o início da utilização do sistema de radiocomunicação também agilizarão o contato e a troca de informações entre os membros do sistema de segurança do estado. A ampliação do número de viaturas nas ruas – mais 150 serão disponibilizadas às polícias no início de 2016 – vai viabilizar maior agilidade no deslocamento e expansão do alcance e atuação policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário