sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Conselho de Segurança do Meio Norte debate estratégias em São Luís


Secretário Jefferson Portela destacou a importância do
planejamento de ações conjuntas das forças de segurança. Foto:
Gilson Teixeira

Aconteceu, na tarde desta quinta-feira (03), o 35º Encontro do Conselho de Segurança do Meio Norte (COMEN), que reuniu secretários e autoridades da Segurança Pública de cinco estados do pais. A solenidade foi presidida pelo diretor do Conselho e também Secretário de Segurança Pública do Estado do Amapá, Gastão Calandrini. Houve também a eleição para o novo diretor que ficará à frente do Conselho nos próximos dois anos.
“As políticas de Segurança (Meio Norte) são fundamentais para a parte operacional do Conselho de Segurança, visando ações políticas que tem como objetivo reprimir a criminalidade”, destacou o diretor Gastão Calandrini.
A reunião teve como finalidade definir estratégias de Segurança voltadas para o combate efetivo à criminalidade, bem como ações interestaduais, e as respectivas intervenções na área de inteligência.
O Comen, que foi criado em 1997, é constituído por intuições da área de Segurança Pública, como Policias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Federal, além do Corpo de Bombeiros. O conselho tem como responsabilidade realizar, na esfera regional, o intercâmbio de informações e experiências, bem como promover planos interligados e a coordenação de ações de Segurança Pública de interesse em comum.
Entre seus focos, o Comen busca estreitar as ações e atividades entre os setores de Segurança dos estados do Meio Norte (Amapá, Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins). Durante a reunião foram debatidas formas de planejar e coordenar, por meio dos núcleos regionais, as operações integradas de Segurança Pública, a nível estadual e interestadual.


Representando a cúpula de Segurança do Maranhão, estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, o delegado geral da Policia Civil, Augusto Barros, o Comandante Geral da PMMA, Marco Antônio Alves, o diretor do Centro de Inteligência de Segurança Pública, delegado Antônio Carlos Martins e representantes do CBMMA, representantes da Policia Rodoviária Federal e Policia Federal.
Segundo o Secretário de Segurança Jefferson Portela, o encontro visa discutir políticas para o ano de 2016 na área de Segurança e também projetos a serem defendidos junto ao Governo do Estado. “Esse conselho é fundamental para a parte operacional do Sistema de Segurança estadual, integrada ao sistema federal. Aqui fazem parte as policias estaduais, as policias federais, que são organismo da união dos estados”, ratificou Portela.

Anselmo Oliveira e Isadora Fonseca / Ascom SSP



Nenhum comentário:

Postar um comentário