Banner

Banner

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Governo apoia ato de cidadania que marcou o Dia Internacional Contra a Corrupção



Diversas ações foram realizadas em praça pública na tarde de quarta-feira (9) em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção. O ato de cidadania foi realizado pela Rede de Controle de Gestão Pública do Maranhão e contou com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) e dos demais órgãos de controle partícipes da Rede.
O objetivo da Rede de Controle é fortalecer a cooperação entre os órgãos para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no Estado do Maranhão. Na ocasião, o Governo do Maranhão, por meio da STC, levou aos cidadãos todos os esclarecimentos sobre a missão institucional da secretaria que é combater a corrupção e garantir a transparência dos atos e gastos da gestão pública.
Servidores da STC, além do auditor geral do Estado, Paulo Bello, e da corregedora geral do Estado, Ana Karla Silvestre, participaram das ações. Foram distribuídos ao público panfletos constando informações acerca da estrutura da secretaria e suas atribuições; a diferença entre a transparência passiva e ativa; os canais de informação ao cidadão e serviços de ouvidoria. “É uma oportunidade ímpar de aproximar o cidadão do Poder Executivo. Esse é nosso papel”, frisou o secretário-adjunto de transparência da STC, Steferson Ferreira.
Para garantir que o cidadão participasse ativamente das atividades de prevenção e combate à corrupção, a STC disponibilizou em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), um ônibus com computadores conectados à internet que garantiram acesso em tempo real às ferramentas eletrônicas de acesso à informação.
A população teve acesso ao Portal da Transparência, que disponibiliza dados orçamentários e financeiros e outras informações do Estado do Maranhão, além da página de Acesso à Informação, que reúne as informações funcionais do Poder Executivo e também ao sistema eletrônico de informação ao cidadão (E-sic), facilitador das buscas pelas informações. “A participação popular é fundamental para o combate efetivo da corrupção e também para melhorar nosso controle interno”, destacou o ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha.
O ato de cidadania foi uma oportunidade única para chamar a atenção da sociedade maranhense sobre a importância dos valores éticos, e, também, para conhecer os instrumentos que o Estado disponibiliza para uma participação efetiva do cidadão. “A STC tem revolucionado o controle interno no âmbito do Poder Executivo. Participar deste evento é uma forma de apresentar à população suas alternativas de diálogo e participação com o governo Flávio Dino, e é essa parceria que permite uma junção maior de forças para prevenir e combater a corrupção”, finalizou o secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Lago.

Além da Secretaria de Estado de Transparência e Controle do Governo do Maranhão, outros órgãos da Rede de Controle estiveram presentes com stands no evento, como TCU, TCE/MA, MPF, MP/MA, CGU, CGM de São Luís, Sefaz/MA e PGE/MA. E também apresentaram representações e stands, ouvidorias setoriais de órgãos do Governo do Maranhão, como a da Segep, a da Sejap e a do Detran. O Sesc, Sesi e Senac também apoiaram o evento, com serviços sociais gratuitos aos cidadãos.

Um comentário:

  1. Boa noite nobre amigo! Chegamos ao início do mês de dezembro, e consequentemente nosso prazo vem se esgotando, tendo em vista que só faltam 04 (quatro) meses para o final da validade do concurso de servidores do TJMA 2011. Como as convocações não vem acontecendo, pelos problemas orçamentários que o TJ vem enfrentando, visualizamos uma saída, que seria uma nova prorrogação do concurso. Isso permitiria que o Tribunal tivesse mais tempo para executar as convocações e daria mais esperança aos aprovados que aguardam ansiosos por uma chance de ingresso no serviço público. Destacamos que não haveria prejudicados, pois não existe edital para um novo concurso, sendo assim, o Tribunal não teria gastos em realizar um novo certame, e nós passaríamos a contar com um tempo maior para futuras convocações. Estaremos postando agora de maneira semanal, e contamos com a ajuda/compreensão para que possamos utilizar seu espaço – como já temos feito nos últimos meses – para a divulgação semanal de nossa causa e possível solução! Gratos pela oportunidade!

    Segue a Lista dos aprovados dos Comissários de Justiça para São Luis-MA:

    Comarca: São Luis

    ANGELO CRUZ ALMEIDA DE SOUSA
    CAROLINA DOS SANTOS MENDONÇA LIMA
    RICARDO BRUNO BECKMAN SOARES DA CRUZ
    CAROLINE DE OLIVEIRA RABELO
    CARLOS OTÁVIO FREIRE FRANCO
    ÍTALO COELHO ALBUQUERQUE
    FERNANDO JOSÉ ANDRADE SALDANHA
    GABRIELA CARVALHO RIBEIRO
    MÁRCIO HENRIQUE ALMEIDA PORTELA
    RODOLPHO SILVA OLIVEIRA
    MÁRIO GONZAGA MATOS DOS REIS JÚNIOR
    CÁSSIA ELENE BORRALHO DOS SANTOS
    PÂMELA ALESSANDRA BORGES DE SOUSA
    LEANDRO SALDANHA DE ALBUQUERQUE
    JAMILLE BARROS CAMPELO
    HEIDY KELLEM SOUSA
    VANESSA CRISTINA RAMOS FONSÊCA DA SILVA
    DIEGO SANTA BRIGIDA CUBA
    DIEGO CARVALHO DE SOUSA
    THIAGO DE SOUSA
    DIANA DOS SANTOS TELES
    FERNANDA PROTÁSIO VERAS
    BETHANIA BELCHIOR COSTA
    PAULA CRISTIANE SALDANHA VIANA
    RAÍSSA MOREIRA LIMA MENDES
    WESCLEY PAZ SOUSA
    CARLA CHRISTINA DA SILVA ALLEN
    NEILA MARILDA SOARES MORAES
    CÁCIA SAMIRA DE SOUSA CAMPOS
    FRANCISCO LEONARDO SILVA JUNIOR
    JULIO CÉSAR NEVES SANTOS
    LUIS GUILHERME BITTENCOURT SILVA
    PATRÍCIA CASTELO BRANCO AZEVEDO
    SHIRLEYANNE DA SILVA BRITO
    WELISSON FERNANDO MORAES DE SOUSA
    WEBER DE RIBAMAR PENHA CORREA
    RAILSON CASTRO DE SOUZA
    ROGÉRIO DE LIMA REIS ARAÚJO
    SUELEN MARIA RODRIGUES SOUSA
    THAÍSA HELENA PEIXOTO CASTELO BRANCO
    MARCELO RODRIGUES ERICEIRA
    LEONARDO JOSÉ DIAS CORDEIRO
    AESKA DAMASCENO GUIMARÃES
    GLEYCIANNE ARAUJO ALVES
    GRACIELLE CRISTINA LIMA PEREIRA
    JAILSON DOS SANTOS COSTA

    Aproveitando, levantamos que, a questão da espera por convocações, não é apenas do nosso cargo – existem comissários em outras comarcas - , mas também dos Analistas, Técnicos e Auxiliares.
    Desde já, agradecemos o espaço.

    ResponderExcluir