terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Ações do Estado alcançaram mais de 50 mil jovens maranhenses em 2015


Milhares de jovens já foram beneficiados com as ações do governo em 2015. 
Fotos: Divulgação/Karlos Geromy/Márcia Carvalho
Os dados do IBGE mostram os jovens correspondem a 30% da população no Maranhão. Pensando nestes maranhenses, o governador Flávio Dino determinou investimentos importantes, alcançando cerca de 50 mil jovens com uma série de políticas públicas. Neste primeiro ano de governo, a gestão estadual passou a adotar a concepção de que investir na juventude é investir na transformação social do estado.
“Nós estamos investindo em educação e na juventude para alcançar melhores condições, para que crianças, adolescentes, jovens e jovens adultos possam vislumbrar caminhos melhores no amanhã”, comentou o governador Flávio Dino sobre a valorização das ações direcionadas para a juventude, que ele defende como o presente e o futuro do país.
Dentre os programas iniciados este ano, estão o PreUNI, CNH Jovem e Cidadão do Mundo. Além de inúmeros projetos como o Projeto Rondon regional, ‘Juventude em Cena’, ‘Torcida da Cidadania’, ‘Cine Juventude’ e campanhas como a ‘Juventude Prevenida’, promovida pela Secretaria Extraordinária da Juventude em parceria com a Secretaria de Saúde e prefeituras municipais, e as Conferências de Juventude.
As ações têm alcançado cada vez mais jovens e contribuído para reduzir a vulnerabilidade em relação às drogas, violência, acidentes de trânsito e DST/AIDS, promovendo cidadania, além de oportunizar qualidade de vida e possibilidade de formação profissional. As ações são fundamentais para gerar oportunidade e emancipação da juventude maranhense.
A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, destacou que o governador Flávio Dino tem colocado o jovem no centro dos investimentos estaduais com o conjunto de ações implantadas. “Temos uma lista de programas e ações do Governo que vem respaldar todo um programa político que foi construído com as mãos da população maranhense”, afirmou Tatiana Pereira.
Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, este foi um ano de concretização de grandes avanços para a juventude. “A avaliação é positiva e não poderia ser melhor. O Governo do Maranhão está abrindo portas para a juventude maranhense, com o objetivo de gerar oportunidades para a população, possibilitando o desenvolvimento social e econômico do estado com foco na formação cidadã, a partir da geração de emprego, renda e mão de obra especializada e qualificada”.
PreUNI
Com o objetivo de democratizar o acesso ao Ensino Superior, o Programa Pré-Universitário (PreUNI) oferece curso preparatório gratuito para os jovens e adultos oriundos da rede pública de ensino. Os vestibulandos puderam assistir aos Aulões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que reuniram mais de 10 mil jovens em vários municípios do Maranhão em aulas presenciais preparatórias para o exame. Além disso, através de um aplicativo disponibilizado gratuitamente para dispositivos móveis (celulares e tablets), mais de 20 mil estudantes tiveram acesso a conteúdo auxiliar à preparação do Enem.

No 1º ano do ‘CNH jovem’ foram emitidas 2 mil CNHs gratuitas
CNH Jovem
Realizado por meio Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), o programa CNH Jovem tem por objetivo oferecer oportunidade a jovens maranhenses que tem todos os custos com o processo de emissão da carteira de motorista pagos pelo governo, desde a auto-escola até as taxas com os exames no Detran-MA. “Agradecemos ao Governo do Maranhão por lembrar dos jovens e desenvolver iniciativas que nos contemplam”, disse Willian Robson, de 19 anos, morador de Imperatriz, durante a entrega das carteiras de habilitação para os três primeiros selecionados do programa CNH Jovem, no dia 9 de novembro, em São Luís.
Neste primeiro ano do programa foram emitidas 2 mil CNHs gratuitas, metade para alunos com melhores notas obtidas no Enem de 2014 e as demais distribuídas via sorteio pela Loteria Federal. Mais de 22 mil estudantes de 213 municípios maranhenses se inscreveram na primeira edição do programa.
O diretor-geral do órgão, Antônio Nunes, falou sobre o êxito do projeto. Com economias de despesas administrativas, o Detran investiu R$ 3 milhões na execução do CNH Jovem. “A próxima etapa, iniciada no 1° semestre de 2016, deverá ter três mil vagas. Esta será mais uma forma de aumentar as chances de emprego e oferecer melhores condições de vida aos jovens do nosso Estado”, disse Nunes.

Cidadão do Mundo
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), implementou o Cidadão do Mundo. O programa garante que jovens maranhenses tenham a oportunidade de fazer intercâmbio internacional para aprender um segundo idioma no exterior (inglês, francês ou espanhol), com todas as despesas pagas pelo poder público. Este ano, 200 estudantes já foram contemplados com o curso de imersão em línguas e 100 serão selecionados para o intercâmbio.
O programa é direcionado a jovens entre 18 a 24 anos, oriundo de escolas públicas ou de entidades paraestatais sem fins lucrativos, ofertando bolsas de estudos em duas modalidades: cursos de Ensino Médio (High School) e de Idiomas.
Projeto Rondon
O Maranhão está engajado na primeira edição do Projeto Rondon Regional, organizado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Defesa, que deverá iniciar efetivamente em 2016. O projeto permitirá que, pela primeira vez, o Maranhão tenha uma edição regional e especial do projeto Rondon, que levará graduandos de Instituições de Ensino Superior e professores universitários para atuar em 10 municípios do próprio estado, carregados de informação e ações nas áreas de educação, saúde, esporte, cultura, produção e trabalho para a população. A ‘Operação Bacuri’, como foi batizado o Projeto Rondon no Maranhão, ocorrerá em nove municípios que compõem o Plano de Ações ‘Mais IDH’ e em Bacuri, cidade que deu nome à edição regional.
Conferências de Juventude
Foram realizadas 80 conferências municipais mobilizando 16 mil jovens maranhenses do estado que possibilitaram um amplo debate durante a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude do Maranhão, promovida pelo Governo do Estado. Os eventos tiveram como foco o reconhecimento e empoderamento dos jovens para o desenvolvimento do estado, potencializando as múltiplas formas de expressão dos jovens maranhenses e a discussão de políticas públicas em todas as áreas.
Juventude em Cena
Este ano foram realizadas duas edições do programa Juventude em Cena, que oportunizou a jovens de escolas públicas em São Luís pudessem ter oficinas de fotografia e dança, criando um ambiente escolar dinâmico e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário