terça-feira, 29 de dezembro de 2015

‘Réveillon de Todos’ terá seis dias de programação em São Luís



Para celebrar 2015, um ano de grandes mudanças e transformações para o Maranhão, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís realizam uma grande festa para encerrar o ano com chave de ouro. As comemorações começam nesta terça-feira (29) e  quarta-feira (30), com shows e apresentações no Centro Histórico e no Espigão Costeiro, respectivamente.
Na noite da virada (31), uma vasta programação movimentará a Avenida Litorânea. E a festa não para por aí, nos 1º, 2 e 3, a festança continua na orla de São Luís. Toda a programação prestigia a cultura maranhense e os artistas da terra.
A Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, e o Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia, que foram – ao longo do ano – palco para o Projeto ‘Mais Cultura e Turismo’, recebendo diversas atrações maranhenses, também estão na rota das comemorações de fim de ano. No dia 29, terça-feira, a partir das 17h30 começa a apresentação do Radio Casarão, em seguida, Phill Veras movimentará a Nauro Machado. Já na quarta-feira (30), será a vez da cantora Flávia Bittencourt realizar um grande show no Espigão Costeiro. Durante a noite também acontecerá a feira de artesanatos, com produtos tipicamente maranhenses.
Já na noite do Réveillon (31), a Avenida Litorânea receberá uma mega estrutura. Haverá um palco central, na região do parquinho (praça da alimentação), onde, a partir das 19h, se apresentarão 12 bandas, como Maratuque, grupo Xavecada, Confraria do Copo e grupo Lamparina. No intervalo entre uma banda e outra haverá discotecagem do DJ Pedro Sobrinho.
Ao longo da Avenida Litorânea haverá mais dois pontos de concentração, a partir das 19h, de onde seguirão, em cortejo, blocos, entre tradicionais, alternativos e organizados, blocos afros, turma de samba, bumba-meu-boi e tambor de crioula. Na parte da extensão da Avenida Litorânea, partirá um cortejo de onde sairão 23 apresentações, entre as quais Akomabu, Os Apaixonados, Os Tremendões, Turma do Vandico, bloco Fênix, Boi de Guimarães e Favela do Samba.
Em outro ponto da Avenida Litorânea, próximo à descida do Barramar, partirá outro cortejo com mais 22 apresentações. Entre grupos, se apresentarão ‘Príncipe de Roma’, ‘Fuzilero da Fuzarca’, ‘Gdam’, ‘Os feras’, ‘Boi de Maracanã’, grupo ‘Bicicletinha’, e a escola de Samba ‘Marambaia’.
Para completar a festa tipicamente maranhense, será montada uma tenda na areia para as rodas de tambor de crioula, com as apresentações de Unidos de São Bento de Taim, Caixeiras, Santa Rosa dos Pretos, Arte Nossa, Nivo, Mestre Felipe, Mestre Amaral, Maracrioula e Manto de São Benedito.
À meia noite, acontecerá a tradicional contagem regressiva no palco, com queima de fogos de artifício dando um show à parte. A queima de fogos, com duração de 15 minutos, acontecerá simultaneamente nas praias da Litorânea, Araçagi e Olho D’água. Após os fogos, será dado o primeiro grito de carnaval, com um cortejo com baterias das Escolas de Samba do carnaval de São Luís, e mais os blocos.
‘Virada com Jesus’
Além da programação para dar as boas vindas ao Carnaval, o Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís também promoverá a ‘Virada com Jesus’ que acontece na Praça Maria Aragão.
A ‘Virada com Jesus’, acontece no dia 31 e tem uma programação religiosa que reúne nomes expressivos da música gospel como Anderson Freire, Trazendo a Arca e Maurício Paes. Eles estarão ao lado dos maranhenses Francivaldo Borges, Joel Mistokles, Anuacir Zaquel Barros e Victor Gomes, animando a noite da virada. A programação está prevista para encerrar à 1h.
Pós-revéillon
O Governo do Estado resolveu estender a programação cultural por mais três dias, com uma extensa programação de Pós-Réveillon com shows de diversos artistas maranhenses. Sempre a partir do meio dia, os frequentadores da Praia da Litorânea poderão assistir às apresentações no palco montado próximo ao Parquinho.
No dia 1º, será o Show da Paz. 17 artistas maranhenses, como Tássia Campos, Alexandra Nícolas, Lena Machado, Guilherme Júnior, Kadu Ribeiro, Rosa Reis, Criolina, Phill Veras e Anastácia Lia farão pocket shows a partir das 17h. A partir da 20h, terão ainda shows completos de Hip Hop Cangaceiro, Carlinhos Veloz e, para encerrar, Tião Carvalho. A partir das 22h, terá a apresentação do show ‘Som do Mará’, com os cantores Chiquinho França, Mano Borges, Beto Pereira, Flávia Bittencourt, Glad Azevedo, Erasmo Dibel, Luis Carlos Dias e Milla Camões.
Na segunda noite de pós-réveillon, será a vez do projeto ‘Reggae de Todos Nós’, com 12 apresentações. A partir das 16h terá discotecagem do DJs Ademar Danilo e Joaquim Zaion. A partir das 17h começam os pockets shows de Célia Sampaio, Santa Cruz, Fabinho de Jah, Fabiana Rasta e Dicy Rocha. Os show completos, a partir das 18h30, ficarão por conta dos grupos Barba Branca, Criolos D’Ifé, Banda Raja, Banda Kazamata e Raiz Tribal.

Na última noite, no dia 3, acontecerá o ‘Samba de Todos Nós’, que levará 18 atrações de samba para fazer a festa, que começa a partir das 16h com DJ Radio Casarão, seguido da apresentação de Cantinho do Choro. A partir das 18h, Fernanda Garcia, Nivaldo Santos, Patativa, Sami do Cavaco, Adão Camilo, Serrinha, César Teixeira e Joãozinho Ribeiro farão apresentações. Os shows completos serão, a partir das 19h, dos grupos Turma de Vandico, Grupo Argumento, Feijoada Completa, Vamu di Samba, Amigos do Samba, Batuka Negro, Soul Samba e As Brasileirinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário