quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Humberto Coutinho pede a ministro melhorias nos serviços de Comunicação do Maranhão




Em evento realizado na sede do Partido Democrático Trabalhista (PDT), na noite da quarta-feira (13), em São Luís, o presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), pediu ao ministro das Comunicação, André Figueiredo, que envide todos os esforços no sentido de melhorar os serviços de comunicação do estado do Maranhão. “Acredito na sua competência e seriedade. Tenho certeza que o Maranhão vai merecer sua atenção e, assim, conseguirá superar os problemas que enfrenta na área de comunicação, principalmente em relação ao sinal de internet”, afirmou.
O ministro André Figueiredo, que assumiu o Ministério das Comunicações em outubro do ano passado por indicação do PDT, comprometeu-se com o pedido feito pelo presidente da Assembleia e revelou que a determinação da presidente Dilma Roussef (PT) é de que, até o final de seu mandato, 70% dos municípios brasileiros estejam integrados com o serviço de internet com banda larga. “Já temos todo um planejamento feito para atingir essa meta e o Estado do Maranhão será um dos beneficiados. Inclusive 25 municípios maranhenses estão incluídos no primeiro lote de implantação do Programa Cidades Digitais dos 262 que serão beneficiados”, destacou.
O Programa Cidade Digitais, a ser implantado, consiste na interligação, por meio de redes de fibras óticas, dos principais serviços públicos como, por exemplo, escolas e unidades de saúde. “Temos de reconhecer que a internet é um instrumento de promoção de igualdade e de oportunidades e que sua implantação é um vetor capaz de dinamizar a economia, multiplicando o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios em até três vezes. O Brasil precisa inserir-se urgentemente no contexto das inovações tecnológicas”, argumentou o ministro.
Em sua fala, André Vargas anunciou que será encaminhado ao Congresso Nacional, ainda este ano, o projeto de um novo marco regulatório das comunicações, uma vez que a legislação vigente encontra-se defasada, pois é de 1997. “Precisamos avançar na implantação das tecnologias 3G e 4G em todos os municípios brasileiros e, para tanto, necessário faz-se um novo arcabouço jurídico para a área de Comunicação”, argumentou.
VISITA AO MARANHÃO
O ministro André Vargas foi recepcionado pelos dirigentes, militantes, parlamentares e gestores do PDT de vários municípios e regiões do estado em concorrido ato partidário. Coube ao deputado federal Weverton Rocha (PDT), presidente estadual da legenda, saudar a presença do ministro. “Esperamos uma aproximação do Estado do Maranhão com as políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério das Comunicações, principalmente na prestação dos serviços de internet e de telefonia”, defendeu Weverton Rocha.
Na oportunidade, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), destacou as mais importantes conquistas de sua administração como, por exemplo, a licitação dos serviços de transporte público, a primeira a ser feita em São Luís, a implantação do bilhete único e o programa de regularização fundiária, com a entrega de 10 mil títulos de propriedade de imóveis. “Estamos cumprindo com todas as nossas promessas de campanha. Reconheço que muitas dessas conquistas se devem à parceria que temos com o Governo do Estado”, ressaltou.
O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PDT), também se pronunciou registrando que seu município será um dos primeiros do Maranhão a implantar o Programa Cidades Digitais e o prestígio que goza o governador Flávio Dino junto ao Governo Federal. “Agradeço ao ministro André Figueiredo por prestigiar o Estado do Maranhão e a nossa administração”, afirmou.
Prestigiaram o evento, dentre outras autoridades, os secretários municipais de Esporte e Lazer, Júlio França; de Ciência e Tecnologia, Tati Palácio; o presidente do Instituto de Previdência Municipal (IPAM), Raimundo Penha; o secretário de Estado do Trabalho, Julião Amim; de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser; prefeitos e os vereadores do PDT de São Luís, Ivaldo Rodrigues, Pavão Filho, Osmar Filho e Barbosa Lages
AGENDA DO MINISTRO
Quinta-Feira (14) 
8h – Participa de debate no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sobre o tema “Mudanças na Comunicação Brasileira”
9h30 -  Solenidade de entrega da outorga da TV Educativa da UFMA – na Reitoria

11h – Solenidade com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior para a assinatura do Protocolo de Intenção da concessão da TV da Cidadania de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário