sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Operação ‘Malha Metropolitana’ garante viaturas policiais em rotatórias de São Luís


Policiamento com viaturas no retorno do São Francisco, em São Luís. 
Foto: Karlos Geromy/Secom
As viaturas policiais adquiridas pelo Governo do Maranhão já estão nas ruas de São Luís para integrar a operação, de caráter permanente, intitulada pelo Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) de “Malha Metropolitana”.
A operação, lançada nesta sexta-feira (22), pelo comandante da PMMA, coronel Frederico Pereira, tem a missão de combater a criminalidade em pontos estratégicos. A ação consiste em saturar todas as áreas mapeadas como de maior incidência dentro da Região Metropolitana de São Luís, principalmente rotatórias, para combater diversas práticas criminosas.
O Comando disponibilizou viaturas tradicionais e as novas. Além do monitoramento das áreas, se tornando referência para a população, os policiais realizarão ações no entorno, com abordagens a ônibus e interceptação de veículos com suspeita de situação de assalto. Outro grande avanço da operação é o reforço no atendimento aos bairros que ficam no entorno das rotatórias.
As viaturas estão disponíveis nas rotatórias da Avenida dos Holandeses, Cohab, Forquilha, Tirirical, Anel Viário (Madre Deus), Anel Viário (Mercado Central), Itaqui/Bacanga, Olho d’Água, Araçagi, Raposa, Cohama, estrada de Ribamar, entre outros pontos classificados pela polícia como estratégicos.

Policiamento com viaturas no retorno do São Francisco, em São Luís.
Foto: Karlos Geromy/Secom
“Fecharemos pontos fundamentais da Região Metropolitana de São Luís. A viatura vai atender dentro do bairro, fazendo um trabalho diferenciado, combatendo a criminalidade e atuando na área de prevenção. Precisamos trabalhar para evitar o delito, e será dessa forma que estamos mostrando o empenho da Polícia Militar no Maranhão”, disse o comandante Frederico Pereira.
Viaturas

Coronel Frederico Pereira inspeciona novas viaturas, no pátio do Quartel da PMMA, antes de um dia da operação “Malha Metropolitana”.Foto: Karlos Geromy/Secom
As viaturas são equipadas com sistema de transmissão e armazenamento de imagens para possibilitar ao policial receber informações sobre suspeitos de onde estiver. Possuem função de rastreamento, tablets para monitoramento das operações em tempo real, GPS e sistema de localização, câmeras internas e externas e radiocomunicação compatível com o sistema digital da Secretaria de Estado de Segurança (SSP).
O comandante Frederico Pereira ressalta a importância das viaturas à corporação como recurso para ação policial. “É uma ferramenta indispensável que vai aumentar a visibilidade do policial à sociedade. Recebemos viaturas com tecnologia embarcada, sendo o policial que vem dentro dela a ferramenta mais importante”, disse.
A ação será permanente, 24 horas por dia. A aquisição de armamentos e equipamentos mais modernos e com tecnologia mais avançada englobam o plano de ações do Governo do Estado para a reestruturação da polícia.
Mais aparelhamento

Ainda nesta semana, as corporações receberam novas pistolas, coletes e fuzis de precisão com alcance de 600 metros. Estes armamentos são específicos para operações das Tropas Especiais. No conjunto, fuzis de alto calibre que serão empregados no combate aos assaltos a bancos. “Com as novas armas de porte e calibre, a corporação estará munida para combater a criminalidade”, enfatizou o comandante.
Outro ponto em destaque dentro das ações do governador Flávio Dino para a Segurança Pública do Maranhão foi o aumento do efetivo com a incorporação de 1,5 mil novos policiais militares à tropa, somando nove mil homens. Para o comandante, o governador está atuando em setores prioritários para a corporação, “investindo em tecnologia, em equipamentos, e, principalmente, em material humano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário