sábado, 23 de janeiro de 2016

Polícia Militar realiza “Operação Cerco Total” durante todo fim de semana

O Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, por meio da Polícia Militar (PMMA), começa nesta sexta-feira (22) a Operação Cerco Total. A ação consiste na disseminação de policiais em diversos pontos da Ilha de São Luís com a utilização do rádio patrulhamento nos bairros considerados pela estatística os de maiores incidências de criminalidade. Os homens sairão simultaneamente do Comando Geral da PMMA às 20 horas.
A ação ocorrerá nos bairros do Coroadinho, de Fátima, Centro, Cidade Olímpica, Jardim Tropical, Pedrinhas, Maiobão, entre outros. Os mais de 100 policiais estarão durante toda noite de sexta-feira, sábado e domingo nestes pontos para proporcionar tranquilidade à população.
A Operação reforçará o policiamento ostensivo preventivo e, caso necessite, repressivo, nos locais de maior aglomeração de pessoas e veículos, dentro do que previamente foi mapeado como ponto vulnerável à criminalidade em São Luís.
Participam das ações mais de 20 viaturas com 20 guarnições do Comando de Geral da Polícia Militar, por meio de seus Batalhões da PM. “Concentraremos nosso efetivo, em especial no período da noite, a partir das 20h, sem previsão para encerrar a operação”, disse o comandante do Policiamento da Área I (CPAM), coronel Pedro Ribeiro.
Em alerta a população, o coronel ressalta que em caso de alguma ocorrência, a vítima nunca deve reagir, mas sim registrar o fato ou pelo telefone 190 ou ao policial militar mais próximo, sendo este um dos disponibilizados na operação Cerco Total. “Dessa forma, poderemos operar de modo técnico, além de atuar na prevenção destas ocorrências específicas e não somente na repressão da criminalidade”, ressaltou.
Os policiais militares farão blitzen de trânsito, abordagens e fiscalização de veículos, bem como buscas de armas, drogas e foragidos de Justiça. Também será intensificado o policiamento motorizado e a pé, por meio das rondas ostensivas nos bairros mapeados.
Para que ações como a da “Operação Cerco Total” e da “Malha Metropolitana” fossem efetivadas, o Governo do Maranhão teve que estabelecer, entre as suas metas, o aumento do efetivo policial. Em janeiro de 2015, o governador Flávio Dino realizou a convocação de 1.500 novos policiais aprovados no último concurso. Após meses de preparo no Curso de Formação, os militares concluíram o treinamento no final de dezembro e começaram a trabalhar, reforçando as ações de segurança.

O processo de formação dos novos policiais levou em consideração a complexidade que envolve suas operações. Com robusta carga horária de 1.250 horas/aula, o curso ministrou conhecimentos de Gerenciamento de Crises, Armamento e Técnicas de Abordagem Policial, Saúde e Segurança Aplicadas ao Trabalho Policial, Cultura e Conhecimento Jurídico, Missão Policial, Policiamento Comunitário, dentre outros conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário