quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Polícia Militar trabalha com policiamento ostensivo no combate a assaltos a ônibus em São Luís



Para diminuir a incidência de assaltos a ônibus em São Luís, o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), tem realizado policiamento ostensivo nos terminais de transportes coletivos e, em revistas nos ônibus. Além de operações de revista e barreiras em localidades estratégicas em toda a capital do Maranhão, policiais fardados estão acompanhando as viagens, embarcados nos coletivos.
As operações ‘Catraca’, ‘Transporte Seguro’ e o policiamento embarcado, realizados desde 2015, foram mantidos e serão intensificados. “As iniciativas já foram reforçadas com a nomeação dos novos policiais, novas viaturas, armamentos e coletes, que serão utilizados nessa atividade planejada da Polícia Militar”, explicou o subsecretário de Segurança Pública, Saulo Ewerton.
De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Pereira, o trabalho da PM é focado na prevenção. “Trabalhamos para evitar que o crime ocorra e isso acontece a partir de ações que vão desde a ronda nos bairros até as grandes operações”, disse.
Apenas em janeiro deste ano, o Comando de Policiamento Metropolitano 3 apreendeu cinco armas de fogo somente na região Itaqui-Bacanga, área que contempla quase 300 mil habitantes. Já o Comando Metropolitano 1 apreendeu mais de 350 armas brancas desde o início do trabalho, em fevereiro de 2015.
Paralelo às operações desenvolvidas pela Polícia Militar, a Polícia Civil organizou uma comissão de identificação de criminosos e investigação especificamente voltada para esta área.

Segundo o delegado geral de Polícia Civil do Maranhão, Lawrence Pereira, ao longo do trabalho, houve melhor aproveitamento do material do serviço de inteligência, com o reconhecimento facial de mais de 100 assaltantes e a coleta de 162 depoimentos de testemunhas e acusados. “Montamos uma força-tarefa dentro da Delegacia de Roubos e Furtos, com o aporte de delegados, para trabalharem na investigação, identificação e na resolução desses crimes”, explicou Lawrence. Segundo ele, 124 inquéritos foram abertos, dentre os quais 45 já foram relatados e encaminhados ao Poder Judiciário.

Durante encontro realizado, na semana passada, entre a Secretaria de Segurança do Maranhão e Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário (STTRE-MA), ficou acertado que o Sindicato irá reforçar, junto às empresas de transporte, a implementação da tecnologia de monitoramento interno nos ônibus, ampliando o abastecimento do serviço de inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário