quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Integração das forças policiais garante ´Carnaval de Todos´ sem crimes violentos


Policia apresenta balanço positivo das ações da policia no Carnaval. 
Foto: Gilson Teixeira / SECOM
A integração e o planejamento das forças de segurança do Maranhão resultaram em um carnaval de muita alegria e tranquilidade para os foliões. O governador Flávio Dino reconheceu o bom trabalho realizado pelas equipes policiais, e destacou também a alegria dos brincantes, que abrilhantaram o carnaval, em São Luís. “Parabenizo aos nossos policiais e ao nosso povo pelas belas festas do ‘Carnaval de Todos’, sem a ocorrência de nenhum Crime Violento Letal Intencional (CVLI) nos circuitos oficiais. O carnaval foi realizado em paz”, registrou Dino.
Os números apresentados na tarde de quarta-feira (10), pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP), confirmam o êxito do esquema especial organizado para o período festivo. Ao todo, foram 4.908 homens em operação entre os dias 5 e 10 de fevereiro, que atuaram no patrulhamento ostensivo, em 768 viaturas e 208 motos. O resultado foi um ambiente de tranquilidade para quem participou da programação do ‘Carnaval de Todos’.
O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, destacou o trabalho realizado pela polícia no período. “Foram intervenções positivas, sobretudo na prevenção de ocorrências, o que garantiram resultados positivos, além da preservação de vidas e da paz do nosso carnaval”.
No período, as forças policiais do Maranhão realizaram 55 mil abordagens. Nas operações, 61 armas de fogo foram apreendidas, 22 na capital e 39 no interior. As blitzen de Lei Seca registraram 1855 testes do bafômetro. Além das viaturas, o policiamento foi executado a pé, a cavalo, e também contou com o apoio do Centro Tático Aéreo, que fez o patrulhamento aéreo na região. De acordo com o comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel José Frederico Pereira, a Polícia Militar utilizou recursos que proporcionaram ações ostensivas de prevenção.
Já o delegado-geral de Polícia Civil, Lawrence Melo, destacou que houve a diminuição de 31% no número de homicídios em toda a região metropolitana de São Luís durante o período carnavalesco. “Mais de 50% desses homicídios já estão elucidados”, afirmou o delegado.
Lawrence também destacou o deslocamento de mais de 360 policiais civis e 90 viaturas para realizar operações no interior do Maranhão durante o feriado. “Houve aporte dos serviços de polícia judiciária, aumentando o contingente em todas as regiões”, disse.
O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Célio Roberto informou que 2016 foi o ano que a corporação registrou o menor índice de ocorrências durante o carnaval. “Dentro da missão do Corpo de Bombeiros, estamos disponíveis para contribuir para diminuir todos os índices negativos”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário