quarta-feira, 23 de março de 2016

Comércio tem expediente alterado na Semana Santa em São Luís



O feriado prolongado da Semana Santa provoca alteração no funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais já nesta quinta-feira (24), em São Luís (MA). De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), alguns segmentos do comércio, como varejistas de materiais elétricos ou eletrodomésticos, devem abrir apenas até às 14h. As alterações estão previstas em Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre empregadores e comerciários.
Já o comércio lojista, como estabelecimentos de tecidos, de vestuários, adorno e acessórios de arte, de louças finas, de cirurgia, de móveis e congêneres – classificados pelo Art. 577 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) – estão autorizados a funcionar normalmente na quinta-feira.
Na sexta-feira (25), o comércio na capital maranhense não funciona. No sábado (26), as lojas voltam a funcionar normalmente e no domingo de Páscoa (27), os estabelecimentos de rua podem abrir das 8h às 14h. As lojas de shopping centers funcionam das 14h às 20h no domingo de Páscoa.
Os supermercados, segundo a convenção coletiva assinada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Luís (Sincovaga) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís, funcionam normalmente durante a Semana Santa, fechando somente na sexta-feira.
Imperatriz
Em Imperatriz (MA), segunda maior cidade do Maranhão, por causa da Semana Santa, as lojas do centro comercial só vão funcionar até esta quinta-feira. Houve um acordo com o sindicato patronal e dos empregados do comércio da cidade.

O acordo determinou que o comércio de Imperatriz funcione normalmente até às 18h de quinta-feira, e só reabra as portas na próxima segunda-feira (28).
Bancos
Em todo o Maranhão, não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de sexta-feira da Paixão, segundo informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No período, população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar as demais operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).


Contas com vencimento marcado para esta data como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês poderão ser pagos na segunda-feira, sem incidência de multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário