domingo, 17 de abril de 2016

40 mil alunos serão beneficiados com reformas de escolas realizadas pelo Governo do Maranhão em 2016



Cerca de 40 mil alunos serão diretamente beneficiados pela reestruturação da rede física escolar em 2016. Ainda neste semestre, o Governo do Maranhão entrega à comunidade escolar reformas em 65 centros de ensino da rede estadual, em 40 municípios maranhenses, beneficiando cerca de 40 mil alunos. As obras são executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e seguem a determinação do governador Flávio Dino de dotar as escolas públicas de condições necessárias para a oferta do ensino e da aprendizagem com qualidade.
As escolas estão recebendo nova pintura, telhados recuperados, pisos e instalações elétricas renovadas. Melhorias esperadas há muito tempo por estudantes, professores e demais profissionais da escola. “Nós mantínhamos a escola em ordem, mas há muitos anos não passava por reforma. Agora houve uma grande reforma, desde os telhados, pintura de parede e limpeza de piso, passando pela parte hidráulica e elétrica, até a instalação de ar condicionados nas salas de aula. É muito mais conforto para a escola, que agora terá uma outra realidade”, comemorou a gestora Cleude Carvalho, da CE Sagarana II, em São Luís, que atende a cerca de 500 alunos.


Já o CE Paulo VI, no bairro Cidade Operária, uma das escolas estaduais deixadas em condições precárias pela gestão passada, na qual o houve desabamento do forro e da cobertura da quadra poliesportiva, o governo realizou intervenções significativas conforme relatou a gestora Conceição de Maria Carneiro Reis.
A escola Mário Meireles (Mangue Seco-Pedrinhas) há anos esperava por uma reforma, teve o telhado trocado, e está em fase de conclusão da obra de ampliação do muro, reforma dos banheiros, pintura, troca de portas, manutenção elétrica, troca de luminárias, instalação de subestação e climatização de 10 salas de aula e laboratórios. A escola também terá manutenção do sistema hidráulico e construção de rampas.
Na região de Imperatriz, os centros de ensino Newton Barjonas Lobão e Vespasiano Ramos (ambos na sede da regional); Henrique de La Rocque e Rio Amazonas (município de João Lisboa); Vicente Yanez Pinzon (Gov.Edson Lobão) e Fortunato Moreira Neto (Porto Franco), também foram atendidos com reformas e adaptações.
“O governo Flávio Dino compreende que o futuro do Maranhão está na escola, por isso, está realizando o maior investimento em educação da história deste estado, com a recuperação e manutenção da rede escolar para que os maranhenses tenham as condições adequadas para uma formação digna e com qualidade”, destaca o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Manutenção
As ações para melhoria da infraestrutura das escolas também contemplam a manutenção preventiva e corretiva nas escolas estaduais. Até o momento 179 escolas em todo o Maranhão já receberam reparos na cobertura, serviços nas instalações hidráulicas e elétricas, pintura de muros e fachadas.


É o caso do CE Vitorino Freire, no município de Alto Parnaíba, a 875 km da capital maranhense, que recebeu pintura, retelhamento, troca de portas, entre outros serviços. “A escola não estava pintada e quando chovia, o chão parceria uma piscina, agora a coisa melhorou. É fácil para a gente aprender assim”, opinou Ana Vitória, 14 anos, aluna do 1º ano.

Também estão sendo reformadas duas escolas que serão transformadas em Centros de Ensino Médio Integral, em Timon e Santa Inês, respectivamente, e serão inauguradas em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário