Banner

Banner

quinta-feira, 21 de abril de 2016

IFMA realiza seletivo para 1040 vagas neste domingo (24)



Acontece neste domingo, 24, a prova do Processo Seletivo 2016.2 do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Um total de 3372 candidatos inscritos irão disputar 1040 vagas de cursos técnicos de nível médio, que serão oferecidos a partir do segundo semestre deste ano em 12 municípios: Barreirinhas, Carolina, Coelho Neto, Grajaú, Pedreiras, Porto Franco, Rosário, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Viana.
São 16 cursos, que serão oferecidos nas formas concomitante e subsequente ao Ensino Médio. A forma concomitante é para quem está matriculado na 1ª ou 2ª série do Ensino Médio. Nessa forma o aluno ingressa em um curso profissionalizante no IFMA e continua fazendo o Ensino Médio em outra escola. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.
O curso técnico em Automação Industrial do Campus Coelho Neto é o mais concorrido desta edição do seletivo. São 10,80 candidatos por vaga. A segunda maior disputa é pelo curso técnico em Informática para Internet do Campus São José de Ribamar, com 9,65 candidatos por vagas. Já a terceira maior concorrência é do curso técnico em Informática do Campus Viana, com concorrência de 7,90.
Cotas – O IFMA adota o sistema de cotas e reserva metade das vagas para alunos de escolas públicas, sendo que destas 77% são para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Há, também, reserva de 5% do total de vagas para candidatos com deficiência.

Provas – As provas terão 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Os portões serão fechados às 13h. Os candidatos devem levar documento oficial de identidade com foto e caneta esferográfica azul ou preta. Para consultar o local de prova, os candidatos devem acessar o site http://portal.ifma.edu.br/seletivo-segundo-semestre/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário