quinta-feira, 28 de abril de 2016

Linhas do Expresso Metropolitano transportam cerca de nove mil pessoas por dia na capital maranhense


Linha do Expresso Metropolitano é um sucesso entre os usários. 
Foto: Handson Chagas/Secap
Veículos novos, cadeiras acolchoadas, ar condicionado, elevadores e rapidez. Há quase dois meses que essa é a realidade do transporte semiurbano que liga os municípios de Paço do Lumiar e Raposa a São Luís. O Expresso Metropolitano, linha ofertada pelo Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Mob), também atende ao município de São José de Ribamar, desde agosto do ano passado.
Além de mais confortáveis, as viagens entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de São Luis, agora também estão mais rápidas. Com a nova linha, o trajeto que sai do Porto da Raposa e vai até o Terminal de Integração da Beira Mar, em São Luis, leva cerca de 30 minutos, dependendo do horário, para realizar todo o ciclo de ida e volta entre os dois pontos. Com pontos de parada mapeados para dar fluidez e agilidade às viagens, o serviço é oferecido com o preço fixo de R$ 3,10, para qualquer um dos mais de trinta veículos que compõem as três linhas.
O presidente da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, José Artur Cabral, afirma que a medida veio para sanar uma antiga preocupação do Governo do Estado: a segurança e a comodidade dos passageiros que precisam se deslocar diariamente pelos municípios da Região Metropolitana. “Hoje o Expresso Metropolitano conta com 90% de aprovação dos usuários porque atende aos anseios por agilidade e segurança que um transporte deve oferecer”.
Segundo dados da Mob, pelo menos nove mil passageiros usam as três linhas do Expresso Metropolitano diariamente, o que colabora para a extinção do transporte clandestino na região. “Nós percebemos que o número de veículos não autorizados fazendo as rotas diminuiu consideravelmente já que a demanda por esse transporte só existia pela carência de coletivos que realizassem os trajetos”, afirmou o presidente da Mob.
Aplicativo
Para garantir agilidade, a Linha Expressa Metropolitana trabalha com pontos de parada fixos e monitoramento remoto por GPS, tecnologia que permite ao usuário saber, por meio do aplicativo ‘Meu Ônibus MOB’(disponível para Android), em qual horário o ônibus passará por determinado ponto de parada.
As linhas de São José de Ribamar e Paço do Lumiar já tem 100% dos pontos de parada identificados e a até o início de maio, os pontos da linha Raposa também estarão mapeados e disponíveis no aplicativo.
Linha Expressa Imperatriz
O governador Flávio Dino anunciou que a cidade de Imperatriz também terá uma linha Expresso Metropolitana, ligando a cidade aos municípios de João Lisboa e Senador La Rocque. A Linha Expressa da região tocantina seguirá o modelo de sucesso das linhas da Região Metropolitana da capital, oferecendo veículos climatizados, com assentos acolchoados e elevadores que garantam acessibilidade aos cadeirantes.
A ação faz parte do processo de interiorização que a Mob vem implementando para atender as demandas do transporte coletivo, inicialmente, das maiores cidades do Estado.

“Além da linha de Imperatriz, também já consta em nosso planejamento a Linha que ligará as cidades de Rosário e Bacabeira a São Luís, também correspondendo a área da região metropolitana da cidade”, completa Artur Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário