domingo, 10 de abril de 2016

Lula e Marina Silva lideram corrida presidencial para 2018, mostra Data Folha



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) estão tecnicamente empatados na preferência dos brasileiros para as eleições de 2018. A pesquisa do DataFolha, que ouviu 2.279 entrevistados em 170 municípios do país nos dias 7 e 8 de abril, considerou dois cenários distintos.
No cenário em que disputam Lula, Marina e Aécio Neves (PSDB), o ex-presidente aparece com 21% das intenções de voto, contra 19% de Marina e 17% de Aécio. Jair Bolsonaro (PSC) aparece com 8% e Ciro Gomes (PDT) com 7%. Luciana Genro (Psol) e Michel Temer (PMDB) figuram com 2% cada e Eduardo Jorge (PV) e Ronaldo Caiado (DEM) com 1%.
Em um segundo cenário, contra Geraldo Alckmin (PSDB) em vez de Aécio Neves, Marina aparece como a predileta. Com 23%, a ex-senadora e ministra do Meio Ambiente supera Lula, que aparece com 22%; o tucano Alckmin, que tem somente 9% e Ciro Gomes e Bolsonaro, empatados em 8%. Novamente, Genro e Temer têm 2% das intenções de voto e Eduardo Jorge e Caiado têm 1% cada. 
Considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais para mais, ou para menos, Marina Silva e Lula estão tecnicamente empatados.
Rejeição
O DataFolha também mediu a rejeição dos entrevistados aos pré-candidatos à presidência da República. Assim como nos levantamentos anteriores, Lula é o mais rejeitado. 53% dos entrevistados afirmaram que não votariam no ex-presidente de jeito nenhum. Entretanto, a taxa de rejeição ao petista recuou em relação a março, quando estava em 57%.

Aécio Neves e Michel Temer, diferentemente de Lula, têm visto suas taxas de rejeição crescer. Em março, 32% não votariam no tucano de Minas Gerais de maneira alguma. Agora, esse percentual subiu para 33%. Já a taxa de rejeição ao vice-presidente da República saltou de 23% para 27%. A rejeição à Marina Silva também cresceu. Passou de 15%, em março, para 20% em abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário