O desenvolvimento de nosso estado passa também pela criação de condições
logísticas que ampliem nossa força econômica. Esse é um dos principais papéis
do Governo do Estado para gerar crescimento, estimulando áreas que já são
pujantes de nossa economia. Para isso, temos feito investimentos pesados na
melhoria de nossas rodovias. E tenho reiteradamente pleiteado junto ao governo
federal obras nas rodovias federais que cortam nosso estado, como o fiz mais
uma vez esta semana em encontro com o ministro dos Transportes, Portos e
Aviação Civil, Maurício Quintella. Estive com o novo ministro para debater
especialmente a recuperação, manutenção e duplicação da BR-135. Atualmente, a
difícil situação desta rodovia federal aumenta custos para o escoamento de
produtos ao Porto de Itaqui. Mais que isso, é um drama social para milhares de
pessoas que precisam deslocar-se por ela em nosso estado. O governo federal há
havia retomado as obras na BR e tenho certeza que o novo ministro dará o mesmo
empenho. Também falei sobre todas as demais rodovias federais, uma a uma,
sempre destacando o que é mais emergencial.
Nesse campo do diálogo político, não atuo como os que governaram este
estado por 50 anos. Deram apoio a todos os governos federais que existiram,
contudo com pouquíssimos benefícios para o nosso estado, uma vez que sempre
priorizaram ganhos pessoais, tanto que hoje são milionários. Em sentido diverso
desse oportunismo visando o acúmulo de poder familiar, faço questão de
expressar de modo transparente meu posicionamento político, pois acredito que a
Política ganha com isso. O que não me impede de dialogar com quem quer que seja
em benefício do nosso estado, sempre mirando conquistas coletivas, para todos.
A busca de ajuda federal não exclui o esforço próprio, do Governo Estadual. No
que tange à logística, são mais de 1 mil quilômetros de rodovias em construção
ou com obras de recuperação. É o caso da MA-386, a Estrada do Arroz, que liga
as cidades de Imperatriz e Cidelândia, na Região Tocantina, que estamos
concluindo, após décadas de espera. Mais de 35 mil pessoas, de 25 comunidades
rurais estão sendo beneficiadas com o investimento do Governo do Estado em 47
quilômetros de asfalto, 11 quilômetros de recuperação e construção de nove
pontes. Em paralelo, estão sendo recuperados cerca de 72 quilômetros de
estradas vicinais que ligam as comunidades à Estrada do Arroz.
Também estamos construindo a rodovia até Santo Amaro e a MA 315, ligação
rodoviária entre Barreirinhas e Paulino Neves. Com essas duas obras iremos
ampliar o potencial turístico do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma
de nossas atrações de renome mundial. Teremos inédito dinamismo econômico e um
grande crescimento do turismo na Rota das Emoções, que nos une ao litoral do
Piauí e do Ceará. Ao mesmo tempo, temos feito importantes obras no sertão
maranhense, alcançando cidades como São Francisco, Barão de Grajaú, São João
dos Patos, Passagem Franca, Buriti Bravo, Matões, e outras. Estamos concluindo
a histórica licitação da Ponte Central Bequimão, na Baixada Maranhense, e
recuperamos as rodovias estaduais que dão acesso aos vários municípios da Ilha.
Esses investimentos convertem-se em desenvolvimento para todas regiões
de nosso estado. Primeiro, porque geram empregos durante a realização das
obras. Depois, pelo aumento de nossa capacidade de desenvolvimento. Esses são
os caminhos para fazer um Maranhão melhor para todos nós.
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