domingo, 8 de maio de 2016

Artigo Flávio Dino: Maternidade, momento de cuidar



A maternidade adquire ares de sagrado para todos nós que colocamos a vida, de qualquer pessoa, como bem máximo a ser defendido. Todas as religiões do mundo saúdam a figura das mães, fonte geradora de vida. Zelar por esse momento sagrado, de reprodução da vida, é um dever de toda a sociedade. Neste Dia das Mães, o governo do Maranhão também reafirma seu compromisso nessa missão, com a ampliação do programa Ninar.
A nova fase do programa consiste na capacitação de toda a equipe de nossa rede estadual de saúde que presta atendimento às mães maranhenses durante o processo do pré-natal. Os cursos começarão já na próxima quinta-feira (12/maio), capacitando os profissionais para oferecer às mães orientações nutricionais, farmacológicas e psicológicas, bem como informações sobre modificações fisiológicas no corpo da mãe, como identificar sinais de parto prematuro e como lidar com o pós-parto.
As mães receberão todas as informações ao longo das consultas de pré-natal. Ao final, ganharão uma bolsa com um kit para o bebê e uma cartilha com todas as orientações. Com esse programa, faremos do pré-natal no Maranhão um momento muito rico de vivência da gravidez e preparação da mãe para o parto e pós-parto.
Essa nova fase do NINAR amplia iniciativas que estamos tomando para melhorar o atendimento às mães no estado. Ainda este ano, inaugurei o centro de referência para atendimento às crianças com microcefalia, causada pelo recente surto nacional do Zika vírus, bem como para outros problemas de neurodesenvolvimento. Lá, 35 profissionais de saúde como neuropediatras, fisioterapeutas, profissionais de enfermagem , fonoaudiólogos, psicopedagogos e assistentes sociais prestam atendimento às crianças, buscando diagnosticar conseqüências da microcefalia e estimular o desenvolvimento psicomotor das crianças.
Outra iniciativa que anuncio neste Dia das Mães é a inauguração de um mamógrafo no recém-inaugurado Hospital Regional de Pinheiro. O aparelho vai tornar mais completo o atendimento no local, evitando deslocamento das mulheres que necessitam fazer o exame. Também enviamos este ano à Assembleia projeto de lei unificando as licenças-maternidade em 180 dias tanto em casos de parto como de adoção.
Com ações como essas, vamos dando os primeiros passos neste novo caminho que começamos a trilhar. Caminho de construção de um Maranhão em que caibam todos nós, no exercício pleno dos direitos de cidadania. Passo a passo, o Maranhão governado por poucos e para poucos vai virando uma imagem cada dia mais distante no retrovisor. Tanto os momentos de bonança quanto os de crise nacional, sempre os passaremos assim: governando para todos.

Feliz Dia das Mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário