segunda-feira, 2 de maio de 2016

Comunidade escolar comemora reformas em escolas da rede estadual de ensino



“Se a gente tem uma escola boa, uma estrutura boa, a gente se sente mais valorizado e respeitado”, destacou Mônica Lima, 14, da 1ª série do Ensino Médio, do CE Fernando Perdigão, que recebeu melhorias nas salas de aula, com instalação de quadros novos, forro e ar condicionado. A escola, localizada no bairro Monte Castelo, foi totalmente reformada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Além das salas, também foram reformados o refeitório, sala de multimeios, laboratórios de matemática e informática, telhado recuperado e melhorias nas instalações hidráulica e elétrica, entre outros serviços como pintura e limpeza no piso.
A professora Virgínia Rios, ex-gestora da escola, comentou que “antes nós tínhamos uma escola sem estrutura, que funcionava graças a união de uma equipe engajada, que tem vontade de fazer acontecer. Hoje, nós temos uma escola com uma nova estrutura que reforça ainda mais essa união da equipe pedagógica e administrativa. Melhora a autoestima de todos”, relatou.


A escola Sagarana II, no bairro Alemanha, também foi reformada. De acordo com a gestora Cleude Carvalho, há muito tempo a escola não recebia reforma. “A escola estava em ordem devido ao cuidado que sempre tivemos. Mas, há muitos anos não passava por reforma. Agora, com essa grande reforma, muda tudo. Melhora o interesse dos estudantes em vir pra escola, melhora a autoestima. Agora com as salas climatizadas temos mais conforto. Estamos todos felizes”, ressaltou a gestora.
Os professores avaliaram as reformas das escolas. “Dá mais ânimo tanto para o professor, quanto para o aluno. A escola está limpinha. Cabe à comunidade escolar conservar. Estamos organizando a biblioteca pra tentar melhorar o acesso à pesquisa. A segurança também melhorou porque foram colocadas grades na entrada e nas laterais”, enfatizou a professora de Literatura e Língua Portuguesa, Zuila Pereira, da escola Vicente Maia, do Anjo da Guarda, que também foi reformada.
São aproximadamente 40 mil alunos beneficiados pela reestruturação da rede física escolar em 2016. Ainda neste semestre, o Governo do Maranhão entrega à comunidade escolar reformas em 65 centros de ensino da rede estadual, em 40 municípios maranhenses. As obras são executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e seguem a determinação do governador Flávio Dino de dotar as escolas públicas de condições necessárias para a oferta do ensino e da aprendizagem com qualidade.

Além disso, nas demais unidades de ensino estão ocorrendo serviços para manutenção corretiva e preventiva. Até o momento, 190 escolas, em todo o Maranhão, já receberam reparos na cobertura, serviços nas instalações hidráulicas e elétricas, capina, limpeza nas áreas externas, pintura de muros e fachadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário